GPS Brasília comscore

Para além dos arranhas-céus, o que fazer na capital do Catar?

Além dos luxuosos arranhas-céus e recém inaugurados estádios de futebol, a cidade de Doha é rica em programação cultural e gastronômica

Compartilhe:

Pouca gente sabe, mas o **Catar** tem uma extensão territorial apenas duas vezes maior que o **Distrito Federal**. O pequeno país se destaca pelos arranhas-céus e o luxo das instalações, mas, para além disso, a sede da **Copa do Mundo 2022** apresenta opções turísticas de arte, cultura e comércio variadas. A capital **Doha** tem menos área que o menor município brasileiro, **Serra da Saudade (MG)**. A cidade abriga uma rica rede gastronômica e recebeu uma programação cultural paralela ao torneio de futebol. **Confira algu,as das opções turísticas na metrópole catarina.**

**Mercado tradicional Souq Waqif**

![Foto: Diego Delso/CC-BY-SA 3.0](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Souq_Waqif_Doha_Catar_2013_08_05_DD_82_b2a06ae66c.JPG)

Souq Waqif é o mercado tradicional da capital. Visitar o lugar é como adentrar uma máquina do tempo. Desde a arquitetura até o hábito da barganha preservam as origens do Catar. Por lá, é possível encontrar diversos produtos típicos do Oriente Médio, como perfumes, tecidos e joias. É impossível não citar a presença da culinária árabe. No labirinto de lojas, as barracas com iguarias tradicionais proporcionam uma imersão cultural.

**Museu da Arte Islâmica**

![Foto: Public Domain Certification](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pexels_photo_5946376_5c97e0635d.webp)

O monumento onde o museu está instalado já é uma obra de arte por si só. A estrutura foi concebida pelo arquiteto I.M.Pei, que desenvolveu a pirâmide de aço e vidro do Louvre. O espaço foi inaugurado em 2008 e fica em uma ilha construída próxima ao calçadão beira mar. Além das exposições internacionais, o Museu da Arte Islâmica conta com um diverso acervo de artigos de arte, as peças mais antigas chegam a ter 1400 anos. Uma visita imperdível!

**Museu Nacional do Catar**

![Foto: GILBERT SOPAKUWA/CC BY-NC-ND 2.0](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/49078049948_40dce97b79_b_21c6831041.jpg)

Mais um museu na lista, esse se destaca pela modernidade e interatividade das 11 galerias permanentes que abriga. As exposições se destinam a manter vivas a história e cultura do Catar. As formas da estrutura se assemelham a uma rosa do deserto, planta encontrada nas regiões áridas do país. O projeto arquitetônico foi inaugurado em 2019 e se encontra na localidade onde o Sheikh Abdullah bin Jassim Al Thani viveu com a família durante 25 anos. Para visitar o local é necessário desembolsar 100 rial catariano (R$142).

**Villaggio**

![Foto: CC BY-ND 2.0](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/8449925835_f97931befc_b_5a282eff27.jpg)

Pode parecer a famosa Veneza, mas esse é o Mall Villaggio. O complexo fica próximo ao Estádio Internacional Khalifa. O que surpreende é a estrutura, além de fazer compras nas luxuosas lojas os visitantes podem passear em gôndolas pelos corredores do estabelecimento. Condizente com a ostentação catariana, alguns dos locais possuem pepitas de ouro no chão e todo o teto imita um realista céu azul. Para passear pelos canais de água são cobrados R$15.

**State Grand Mosque**

![Foto: Public Domain Certification](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pexels_photo_9499992_dc52a023c0.jpeg)

O Catar é um país marcado pelos aspectos religiosos, que podem ser notados nas vestimentas ou costumes rotineiros. A maior mesquita do país encontra-se próxima a costa e dispõe de diferentes espaços para visitação. Bibliotecas, cabines de oração e corredores impressionam pela arquitetura que mescla o clássico ao moderno. Além das festividades islâmicas, o espaço recebe eventos educacionais e sociais.