GPS Brasília comscore

Redução do ITBI para 1% é aprovada em segundo turno na CLDF

Alíquota será aplicada a imóveis novos. Demais transações serão taxadas em 2%

Por 17 votos a favor, cinco contra e uma abstenção, a Câmara Legislativa aprovou, na noite desta terça-feira (3), projeto que reduz o valor do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Agora, na primeira negociação de um imóvel, o percentual será de 1%, em vez dos 3% cobrados anteriormente. Nas demais negociações, o percentual recuou de 3% para 2%.

Segundo o Projeto de Lei 1.445/2024, a medida visa incentivar “a regularização no registro das transferências e o mercado da construção civil, considerando que a alíquota de 1% abrange apenas a primeira transferência de imóvel novo edificado, conforme registro em cartório, ao passo que, atualmente, vige apenas uma única alíquota de ITBI no Distrito Federal, de 3%, não havendo distinção entre situações de transmissão dos bens imóveis para sua fixação”.

A proposta era do Executivo e visava, ao mesmo tempo, incentivar a regularização de imóveis pelos proprietários e aquecer o mercado da construção civil. Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), a redução das alíquotas do ITBI era um compromisso dele com o setor produtivo. “Vamos aumentar o número de imóveis novos entregues e tirar da gaveta contratos do passado”, revelou, prevendo ainda um aumento de arrecadação com o recolhimento de impostos sobre transações já efetuadas, mas nunca legalizadas.

Votaram contra o projeto os deputados Chico Vigilante, Gabriel Magno e Ricardo Vale, todos do PT, Fábio Félix e Max Maciel, do PSOL. A deputada Dayse Amarilio se absteve. Já o deputado Thiago Manzoni (PL), autor do Projeto de Lei 501/2023, que tramitou em conjunto com a proposta do Executivo, não estava no plenário.

O presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Junior, celebrou a aprovação do projeto que reduz o ITBI e destacou os impactos positivos da medida para a economia e para os cidadãos. Ele enfatizou o papel da inovação e da eficiência fiscal para fomentar o desenvolvimento sustentável.

“A redução do ITBI é uma conquista que vai muito além da desoneração tributária. Ela incentiva a formalização de imóveis, movimenta o mercado imobiliário e proporciona condições mais acessíveis para que as pessoas realizem o sonho da casa própria. Com medidas como essa, damos um passo importante para uma gestão mais eficiente e próxima das necessidades da população”, afirmou Valadão.

Veja também

Emoções inerentes à vida humana passaram a ser rotuladas como …

A experiência imersiva é um convite para viver uma noite …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.