Fim de ano é época de retrospectiva, e o YouTube já embarcou nesse espírito ao divulgar, nesta terça-feira (3), os principais rankings e tendências de 2024. As tradicionais Listas de Fim de Ano têm como objetivo destacar os videoclipes mais assistidos, as músicas mais usadas no YouTube Shorts, os criadores de maior destaque na plataforma e os temas que marcaram o ano.
Entre os destaques está o Top 10 dos vídeos musicais mais assistidos no Brasil em 2024. O funk lidera o ranking, enquanto as demais posições evidenciam a diversidade da cena musical nacional, com presença de sertanejo, forró, gospel e trap. Curiosamente, nenhum artista do pop nacional figura na lista deste ano.
O primeiro lugar ficou com The Box medley funk 2, colaboração entre The Box, MC Brinquedo, MC Cebezinho, MC Tuto e MC Laranjinha. A cantora gospel Isadora Pompeo também aparece na lista, com a música Bênçãos que Não tem Fim, canção que acumula mais de 170 milhões de reproduções só no YouTube. Os sertanejos Simone Mendes, Jorge & Mateus, Lauana Prado e Felipe e Rodrigo também compõem a lista. Confira o Top 10 abaixo:
- The Box, MC Brinquedo, MC Cebezinho, MC Tuto, MC Laranjinha – The Box medley funk 2
- Felipe e Rodrigo – Gosta De Rua (Ao vivo)
- Simone Mendes – Dois Tristes (Ao vivo)
- Kailane Frauches, Todah Music – Passa Lá em Casa Jesus
- Lauana Prado – Me Leva Pra Casa / Escrito Nas Estrelas / Saudade (Ao vivo)
- Manu, Guilherme & Benuto – Torre Eiffel (Ao vivo)
- Isadora Pompeo – Bênçãos Que Não Têm Fim (Counting My Blessings)
- MC Ryan SP, Filipe Ret, Caio Luccas, Chefin Dallass, Rocco – Melhor Vibe
- Thullio Milionário – Casca de Bala
- Jorge & Mateus, Lauana Prado – Haverá Sinais
Shorts
A retrospectiva de 2024 do YouTube também revelou a grande variedade de músicas que embalaram os vídeos curtos na plataforma, conhecidos como Shorts. Liderando a lista das faixas mais usadas está Masha Ultrafunk, remix com funk brasileiro, popular em vídeos com enredos surpreendentes e reviravoltas.
Outro destaque foi Casca de Bala, um dos sucessos do ano, que conquistou o quarto lugar ao ser amplamente utilizado em vídeos celebrando amizades, relacionamentos e até animais de estimação. O ranking também trouxe surpresas, como a música italiana Pedro, originalmente lançada em 1980 e remixada em 2024, garantindo seu lugar entre as dez mais usadas. Confira a lista:
- HISTED, TXVSTERPLAYA – Masha Ultrafunk
- Eternxlkz – SLAY!
- Prodbycpkshawn – Pop like this Pt. 2 (Slowed)
- Thullio Milionário – Casca de Bala
- Ana Laura Lopes – Fantasma (Ao vivo)
- Jaxomy, Agatino Romero, Raffaella Carrà – Pedro
- JC NO BEAT, DJ F7, MC MENO DANI, Silva Mc – Maria Mariah
- Mc J Mito, DJ TOPO, DJ Yago – Comemoração
- DENNIS, Ana Castela, MC Gw – RAM TCHUM
- Bobby Caldwell – What You Won’t Do For Love
Top Criadores
A jovem mineira Emilly Vick, de apenas 19 anos, despontou como a grande revelação do ano ao liderar a categoria de Top Criadores no YouTube pela primeira vez. A conquista de Emilly foi acompanhada pelo sucesso de outros membros do grupo Dos Rosa: sua irmã, Katlen, garantiu o quinto lugar, enquanto seu namorado, Leozin, alcançou a oitava posição no ranking.
Os brasileiros dominaram a lista, com destaque para a CazéTV, em segundo lugar, impulsionada por suas populares transmissões esportivas. Nomes como Enaldinho e Natan Por Aí mantiveram sua relevância na lista, acompanhados por criadores em ascensão, como Estêvão Filipe e Jorge TdDuro. A única exceção à hegemonia brasileira foi a dupla americana Stokes Twins, que conquistou a sexta posição no ranking. Confira a lista:
- Emilly Vick
- CazéTV
- Enaldinho
- Natan por Aí
- Katlenof
- Stokes Twins
- Estevão Filipe
- Leozinn 077
- JorgeTdDuro
- Rafa & Luiz