Após cinco anos de restauração intensiva, a emblemática catedral de Notre-Dame, em Paris, reabre suas portas ao público no próximo dia 8 de dezembro de 2024. A reabertura marca o fim de um longo processo de recuperação, iniciado após um incêndio em 2019 destruir partes significativas do lugar. Reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, a catedral, construída entre 1163 e 1345, é um ícone de história, cultura e espiritualidade, e agora, restaurada, promete encantar novamente os visitantes com suas novas adições, como as tapeçarias de Miquel Barceló.
No dia 7 de dezembro, as celebrações de reabertura começam com um evento especial, incluindo um discurso do presidente francês, Emmanuel Macron, e um show inaugural com artistas renomados, que darão início às festividades que marcaram o retorno da catedral à vida pública. Já no dia 8 de dezembro, será celebrada uma missa solene, e, durante nos oito dias seguintes, o público poderá visitar a catedral até as 22h.
A partir de 16 de dezembro, a catedral voltará a funcionar normalmente, permitindo aos visitantes explorar suas impressionantes abóbadas e admirar sua magnífica arquitetura. As visitas continuarão sendo gratuitas, mas será necessário realizar uma reserva antecipada, que estará disponível a partir do início de dezembro por meio do site ou aplicativo oficial da Catedral, a fim de controlar o número de pessoas no local.
Com a expectativa de receber cerca de 15 milhões de turistas anualmente, Notre-Dame se consolida novamente como um dos maiores pontos turísticos do mundo. A restauração, que envolveu um investimento de 700 milhões de euros, foi viabilizada por meio de doações de 150 países e o trabalho de centenas de artesãos. Além disso, a renovação inclui um foco em sustentabilidade, com a criação de 1.800 metros quadrados de áreas verdes ao redor da catedral e o plantio de 160 árvores, buscando integrar o monumento à natureza ao redor.