Cerca de 40 obras podem ser vistas na exposição do artista Felipe Queiroz de Carvalho, que inclui principalmente desenhos de pastel — material artístico para pintura e desenho — e técnicas mistas, além de pintura em grafite. Síntese está em cartaz até o dia 22 de dezembro na Casa Aerada Varjão.
Com curadoria de Arthur Gomes Barbosa e a visitação é gratuita, a mostra funciona como uma apresentação do todo recente do artista, uma condensação dos elementos mais recorrentes e pulsantes de sua obra. “A ideia é reunir trabalhos coesos que indicam a pluralidade da sua produção, num processo de pesquisa curatorial que visa identificar um vocabulário principal dentro da produção, que se desdobra em diferentes alfabetos”, diz o curador.
O trabalho e a pesquisa de Felipe Queiroz de Carvalho é de experimentação múltipla, passando por vitrais, esculturas, desenho e pintura. Contagiado por referências modernas, nacionais e internacionais, o artista produz próximo ao abstracionismo lírico com toques geométricos, um possível reflexo da ortogonalidade brasiliense, de sua experiência com diagramação e editoração.
Felipe, que nasceu no Rio de Janeiro e, desde 1960, vive e trabalha em Brasília, diz que a exposição não se trata de uma retrospectiva, mas uma recuperação sistemática de parte da sua produção, reapresentando ao público brasiliense um nome com muitos anos de trajetória, que se mantinha reservado antes das redes sociais.
“Na verdade, esta será a minha primeira exposição individual. Achei finalmente que havia chegado essa hora. Não quero dizer muita coisa com isso. Quero apenas mostrar meu trabalho, que vem sendo bastante avaliado na internet”, explica o artista.
Serviço:
Síntese – Felipe Queiroz de Carvalho
Visitação: até 22 de dezembro
Horário de visitação: sextas das 16h às 20h, sábados e domingos das 14h às 19h
Local: Casa Aerada Varjão (Varjão, q. 01, conj. B, casa 06, Brasília – DF)