GPS Brasília comscore

Por meio dos cheiros, cães sabem se donos estão estressados

Você tem um **cachorro** em casa? Sente que ele percebe quando alguém está **estressado**? Isso não é fruto da imaginação. Uma **pesquisa** revelou que os **cães** são capazes de diferenciar os odores de humanos quando estão **nervosos** e quando estão **calmos**. O estudo foi publicado na revista [**_PLOS ONE_**](https://journals.plos.org/plosone/) e colocou amostras de suor para que os animais cheirassem. O teste teve **eficácia de 93,8%**, o que mostrou o potencial dos caninos de distinguir os humores por meio do olfato.

![Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/sdf_rahbar_X_Mla4_Zt_B_BU_unsplash_51a788178f.jpg)

O **sistema olfativo** dos humanos e dos cães é muito diferente, enquanto nós possuímos **50 milhões de receptores**, os cachorros têm **220 milhões**. Além de interessante, essa habilidade pode gerar bons frutos se aplicada na vida cotidiana. Pessoas com patologias psiquiátricas ou psicológicas, que contam com suporte de **animais de apoio**, podem se **beneficiar** com a descoberta. Outras conclusões, como quanto tempo os odores exalam as **emoções**, ainda não foram testadas.

Veja também

A diversidade do Brasil impulsiona o turismo de luxo, com …

Insistimos em tratar a obesidade com discursos moralizantes, achacando o …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.