GPS Brasília comscore

Por meio dos cheiros, cães sabem se donos estão estressados

Cachorros diferenciam o estresse e a calmaria dos humanos por meio do olfato. Caninos possuem 170 milhões de receptores a mais que humanos

Compartilhe:

Você tem um **cachorro** em casa? Sente que ele percebe quando alguém está **estressado**? Isso não é fruto da imaginação. Uma **pesquisa** revelou que os **cães** são capazes de diferenciar os odores de humanos quando estão **nervosos** e quando estão **calmos**. O estudo foi publicado na revista [**_PLOS ONE_**](https://journals.plos.org/plosone/) e colocou amostras de suor para que os animais cheirassem. O teste teve **eficácia de 93,8%**, o que mostrou o potencial dos caninos de distinguir os humores por meio do olfato.

![Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/sdf_rahbar_X_Mla4_Zt_B_BU_unsplash_51a788178f.jpg)

O **sistema olfativo** dos humanos e dos cães é muito diferente, enquanto nós possuímos **50 milhões de receptores**, os cachorros têm **220 milhões**. Além de interessante, essa habilidade pode gerar bons frutos se aplicada na vida cotidiana. Pessoas com patologias psiquiátricas ou psicológicas, que contam com suporte de **animais de apoio**, podem se **beneficiar** com a descoberta. Outras conclusões, como quanto tempo os odores exalam as **emoções**, ainda não foram testadas.