O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, neste domingo (24), que as regiões de Ceilândia e Sol Nascente afetadas por alagamentos causados pelas fortes chuvas da noite de sábado (23) terão total suporte do Governo do Distrito Federal.
Em publicação nas redes sociais, o governador informou que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros interditaram casas construídas em locais irregulares.
As famílias afetadas serão encaminhadas para um ginásio na Regional de Ensino de Ceilândia até que sejam realocadas para residências temporárias ou incluídas no programa de aluguel social.
De acordo com Ibaneis, construções irregulares obstruem o curso natural da água, agravando os alagamentos.
“Na madrugada deste sábado, as fortes chuvas causaram transtornos em áreas do Sol Nascente/Pôr do Sol. Nossos gestores começaram a monitorar a situação ainda estava escuro. Hoje cedo visitei algumas casas atingidas e acompanhei de perto o trabalho da força-tarefa de diversos órgãos do nosso governo”, afirmou o governador.
Até o momento, oito casas foram interditadas pela Defesa Civil. Vídeos registrados durante o temporal mostram um carro sendo arrastado pela enxurrada e a Estação Guariroba tomada pela água, evidenciando a gravidade da situação.
Força-tarefa
Ibaneis destacou que uma força-tarefa foi organizada para atender à população e iniciar a recuperação das áreas afetadas. “Um mutirão foi iniciado para retirar a água das casas e ruas. Outra frente de trabalho no local é mapear as áreas mais afetadas para começar o trabalho de recuperação. Continuaremos a oferecer todo o suporte necessário à população neste momento”, declarou.
Na madrugada deste sábado, as fortes chuvas causaram transtornos em áreas do Sol Nascente/Pôr do Sol. Nossos gestores começaram a monitorar a situação ainda estava escuro. Hoje cedo visitei algumas casas atingidas e acompanhei de perto o trabalho da força-tarefa de diversos…
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) November 24, 2024