**Roberto** e **Haroldo** são irmãos. Nunca foram sócios, nunca compartilharam ateliê, mas ambos tornaram-se **artistas**. De personalidades independentes, Haroldo (1911-1991) foi **grande joalheiro** de colecionadores, estrelas de cinema, alta sociedade, dignitários e famílias reais. Já Roberto (1904-1994) era considerado um multicriador: **pintor, artista plástico e paisagista**. Desta união com Burle Marx criou-se a _primeira e verdadeira joia modernista realmente nacional_: uma junção das pedras esculpidas por Haroldo montada sobre uma estrutura seguindo o paisagismo mágico de Roberto. Um encontro precioso, rico e diverso, de raiz brasileira, que tem a historiografia como o denominador comum dos dois, sem contar a **sinergia afetiva** e **extremamente ousada**.
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O encontro tem cunho apaziguador entre eles, que ficaram afastados por mais de quatro décadas por incompatibilidade e assuntos privados. _“Cabe ao espectador, ou ao amante de design de joias, fruir e fazer a leitura das especificidades de cada artista presentes na mostra. Deliciar-se com os traços dos desenhos como desenhos (nada mais), ou com as possibilidades das tridimensionalidades das peças, ou ainda notar aproximações e diferenças óbvias entre ambos. Roberto, assina Roberto, e Haroldo assina Haroldo. Burle Marx faz jus a ambos”_, declara o museólogo **Antonio Carlos Suster Abdalla**, durante exibição da mostra **_Jewels by Brazil´s Burle Marx brothers_** pela [Arte 132](www.instagram.com/arte132galeria).
**Igualmente notório**
Haroldo Burle Marx é menos conhecido frente ao irmão. Mais velho que Roberto, foi ourives e designer de joias até o fim da vida. Nasceu em São Paulo e não custa reavivar a memória da linhagem hereditária com o filósofo alemão _Karl Marx_ (1818-1883). O avô era primo do grande teórico. Tornou-se hábil no manejo de metais e, por fim, produziu bastante dentro de sua linguagem poética brasileira e universalista – **com forte influência inca e egípcia**.
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Haroldo, vale frisar, estudou em **Londres, Berlim e Rio de Janeiro**. O **Museu de Ciências Naturais de Houston**, nos Estados Unidos, manteve uma sessão dedicada ao artista por dois anos. O _The New York Times_, a _Vogue_ e a _Connoisseur Magazine_ deram bastante espaço editorial à qualidade e à genialidade de suas peças. As atrizes **Natalie Wood** (1938-1981) e **Cicely Tyson** (1924-2021), o cantor lírico **Placido Domingo** (1941) e a **rainha Margarida** (1940), da Dinamarca, são algumas das personalidades colecionadoras das joias.
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