GPS Brasília comscore

Ibaneis propõe redução do ITBI durante evento do Sinduscon-DF

Medida reduz imposto de 3% para até 1% e promete beneficiar compradores de imóveis em Brasília

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a redução do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), medida que visa impulsionar o setor imobiliário e beneficiar compradores no Distrito Federal. O projeto de lei enviado à Câmara Legislativa propõe a diminuição da alíquota de 3% para 1% nas transferências de imóveis novos e prontos, e para 2% nos demais casos.

Em entrevista ao portal GPS Brasília, o governador explicou os motivos da mudança:

“Essa medida incentiva a construção civil, facilita a vida dos compradores e gera mais arrecadação para o DF. É uma mudança que beneficia tanto as pessoas quanto o mercado imobiliário, promovendo novos investimentos no setor.”

Ibaneis ressaltou o impacto direto para os cidadãos, destacando que:

“Reduzir de 3 para 2% representa quase 50% de economia no ITBI. Isso faz diferença em uma cidade como Brasília, onde os imóveis são caros.”

 

Proposta detalhada

O texto da proposta foi finalizado pelo secretário de Economia, Ney Ferraz, e assinado por Ibaneis na última quarta-feira (14). Caso seja aprovado pelos deputados distritais, entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025. A iniciativa foi anunciada durante a celebração dos 60 anos do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), onde recebeu elogios do setor.

O presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Cléber Valadão Júnior, comemorou a decisão:

“Recebemos com grande entusiasmo essa notícia. Essa redução será crucial para movimentar o mercado imobiliário, gerar renda e ampliar o acesso à moradia. É um marco importante para a economia do DF.

 

O empresário Paulo Octavio também participou do evento e destacou as medidas anunciadas pelo chefe do executivo do Distrito Federal:

“O governador Ibaneis tem trazido boas notícias para o setor, compreendendo a importância da construção civil para Brasília, não só na geração de empregos, mas também na infraestrutura, nos hospitais, nas escolas. A construção civil está presente em todos os segmentos econômicos. O anúncio da redução do ITBI é muito salutar para o mercado imobiliário. Vai incentivar que mais negócios sejam feitos e, principalmente, que a legalidade prospere, para que as pessoas registrem seus imóveis e tomem as medidas legais necessárias,” pontuou Paulo Octavio.

 

Histórico e expectativa:

Esta é a segunda tentativa do governador de reduzir o ITBI. Em 2021, uma redução temporária para 1% foi implementada entre janeiro e março, mas a alíquota retornou ao patamar de 3%. O imposto, que historicamente era de 2%, foi elevado em 2016 no governo de Rodrigo Rollemberg (PSB).

A medida, justificada pelo aumento da arrecadação, visa promover investimentos e ampliar o acesso à moradia. O projeto agora depende da aprovação da Câmara Legislativa para entrar em vigor e impactar diretamente o mercado imobiliário e os compradores no Distrito Federal.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.