O acesso de veículos e pedestres à Esplanada dos Ministérios será restringido nesta quarta-feira (20) devido à visita do presidente chinês, Xi Jinping, à capital federal. A medida faz parte do esquema de segurança coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), que prevê intervenções pontuais e temporárias durante os deslocamentos das autoridades.
As restrições começarão na noite desta terça-feira (19), às 23h45, nas vias N1 e S1. A interdição ocorrerá a partir da Avenida da Mulher, localizada entre os blocos C e O, onde estão situados os ministérios da Saúde e da Economia. A limitação no tráfego se estenderá até a via L4, próximo ao 1° Grupamento de Bombeiros (1° GBM/CBMDF) e ao Pavilhão das Metas.
Conforme a SSP-DF, os horários de fechamento e liberação das vias serão ajustados conforme a avaliação das equipes técnicas, com o objetivo de garantir segurança e a mobilidade urbana. O esquema de segurança inclui reforço policial na área central de Brasília e em outros pontos estratégicos para acompanhar o deslocamento do presidente Xi Jinping e sua comitiva.
As restrições integram o plano de segurança durante a visita oficial do chefe de Estado chinês, que tem compromissos agendados com autoridades brasileiras em Brasília.