GPS Brasília comscore

Regulação da Inteligência Artificial deve ser alinhada a investimentos

Afirmação do senador Eduardo Gomes (PL-TO), relator do projeto, durante o Fórum Brasil

A regulação da inteligência artificial (IA) no Brasil foi um dos temas centrais do Fórum Brasil. O evento reuniu autoridades e empresários para discutir o impacto das novas tecnologias no país e as necessidades de regulamentação e incentivos para o setor. Entre os participantes do painel, o senador Eduardo Gomes (PL-TO), relator do projeto de regulamentação da IA no Senado.

O parlamentar defendeu que a criação de um ambiente adequado para a inovação tecnológica depende não apenas de leis, mas também de políticas de incentivo e investimento direto do governo federal. Gomes argumentou que, para acompanhar o cenário global de transformação digital, o Brasil precisa de uma regulação da IA alinhada com investimentos em capacitação e apoio a startups, que possam impulsionar o desenvolvimento local.

Quem mais reclama da regulação para frear investimentos é quem carece do maior investimento para desenvolver. Não adianta fazer regulação sem uma política clara do governo de investimento em capacitação e startups”, afirmou o senador, acrescentando que a regulamentação deve ser pensada de forma criativa para alinhar o Brasil aos padrões internacionais e estimular o avanço tecnológico no país.

Outro ponto de destaque foi a fala de Diego Barreto, CEO do iFood, que ressaltou a importância da tecnologia digital para democratizar o acesso ao mercado e reduzir a dependência de altos investimentos de capital, uma característica dos bens físicos. Barreto explicou que a digitalização tem o potencial de equilibrar a competição global e criar oportunidades no Brasil, tornando o País um fornecedor relevante de soluções e serviços digitais.

Historicamente, o mundo era feito de bens físicos, e o bem físico demanda altos volumes de investimento. A tecnologia digital, que não depende de capital, equaciona a competição global e permite que a gente crie muito mais aqui dentro e forneça muito mais ao brasileiro”, destacou.

Além da regulamentação da inteligência artificial, o evento também contou com debates sobre segurança cibernética e pública, além de discussões sobre segurança jurídica. Essas temáticas refletiram as preocupações com a crescente digitalização dos negócios e a necessidade de uma proteção robusta tanto no ambiente físico quanto no digital.

A abertura do encontro contou com a presença do presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, do empresário e presidente do Lide, Paulo Octávio, e do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, entre outros convidados.

Veja também

Emoções inerentes à vida humana passaram a ser rotuladas como …

A experiência imersiva é um convite para viver uma noite …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.