GPS Brasília comscore

Impacto da IA no sistema tributário foi um dos assuntos do Fórum Brasil

Representantes do Google e IFood participaram de um dos painéis

Nesta quarta-feira (13), durante o primeiro Fórum Brasil, em Brasília, lideranças políticas e empresariais discutiram como a inovação e a inteligência artificial podem impulsionar a economia nacional, especialmente no setor tributário. O painel sobre o estímulo à inovação destacou que a IA tem o potencial de integrar sistemas como os setores fiscal e bancário, além de contribuir para a eficiência e segurança jurídica no ambiente de negócios.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da Reforma Tributária no Senado, ressaltou que o Brasil já possui uma infraestrutura robusta e moderna, que, segundo ele, pode ser beneficiada pela implementação regulada de tecnologias de IA. “O Brasil tem um dos sistemas bancários mais eficientes do mundo e um comércio com uma das notas fiscais eletrônicas mais modernas do mundo. A inteligência artificial é uma ferramenta essencial neste contexto e certamente vai contribuir e fazer parte do sistema tributário do Brasil, mas é necessário que ela seja regulamentada e fiscalizada para não violar direitos sociais do cidadão,” afirmou Braga.

O encontro, que é promovido pelo Lide Brasília, em parceria com a Brasil 247 e o Lide Brasil tem apoio do Banco de Brasília (BRB), e reuniu representantes de gigantes da tecnologia, como Diego Barreto, presidente do iFood no Brasil, e Marcelo Lacerda, diretor de relações institucionais do Google. Em suas falas, ambos trouxeram perspectivas do setor privado sobre o uso da IA para inovação e eficiência nos negócios e na economia.

“Não dá pra imaginar o mundo daqui pra frente sem o uso de tecnologias como as inteligências artificiais. A ferramenta hoje é essencial no funcionamento e principalmente no sistema de predição do meu negócio e de praticamente todo o comércio nos mais variados seguimentos,” comentou Diego Barreto.

Marcelo Lacerda, do Google, reforçou a importância de um marco regulatório moderno para a IA, que equilibre inovação e proteção de direitos. “O Brasil tem um público exigente, criativo e capaz de manusear ferramentas de tecnologia, o Google é prova disso, mas é fundamental a existência de critérios legais para utilização”, comentou Lacerda, enfatizando a necessidade de regulamentações que permitam o avanço da tecnologia sem comprometer direitos fundamentais.

Além do incentivo à inovação, o Fórum Brasil também abordou temas cruciais como segurança jurídica e a própria regulação da inteligência artificial, aspectos defendidos pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Ambos participaram de painéis específicos sobre esses tópicos.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.