GPS Brasília comscore

Novembro Azul: métodos alternativos demonstram eficácia contra a doença

Os indivíduos com idade mais avançada apresentam um risco aumentado de desenvolver o câncer de próstata

Causado por diversos fatores, sendo que os mais comuns são idade, história familiar e alterações genéticas, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Para conscientizar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce, a campanha Novembro Azul foi desenvolvida. 

De acordo com o médico oncologista Dr. Ramon Andrade de Mello, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, os exames preventivos são fundamentais para a cura dos pacientes. 

“Os indivíduos com idade mais avançada acabam apresentando um risco aumentado de desenvolver essa doença. Por isso, a partir dos 40 anos, é recomendado realizar um acompanhamento regular com um médico, com dosagem de PSA e exame físico adequado”, alerta.

O médico ainda destaca que, além dos métodos comuns, terapias-alvo e novas medicações estão apresentando diversos resultados positivos no tratamento. “Com as terapias-alvo, é possível localizar os alvos celulares e manipulá-los para impedir o desenvolvimento dos tumores”, afirma. 

Tratamentos com fármacos radioativos, como Lutécio 177, também têm demonstrado resultados positivos. 

“O Lutécio 177 é um medicamento aprovado recentemente pela Anvisa que mostrou eficácia no tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático que não responderam bem às abordagens convencionais”, detalha o médico.  

Além disso, outros tipos de tratamento também podem ser utilizados, como a terapia focalizada de alta intensidade (HIFU). “Esse é um procedimento minimamente invasivo utilizado em quadros ainda em estágios iniciais. Nele, uma sonda é inserida no reto do paciente, emitindo energia de ultrassom para destruir as células cancerígenas”, explica.

Já quando o assunto é prevenção, o oncologista ressalta que, embora acometa pessoas com uma faixa etária mais avançada, é importante que os cuidados para evitar a doença sejam iniciados ainda durante a juventude, como controlar o peso, praticar exercício físico, adotar uma alimentação saudável e por aí vai. 

André Braga

*André Braga é médico clínico-geral e atual diretor de relações institucionais do Grupo Santa. Possui especializações nas áreas de pneumologia e dermatologia.

Veja também

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

É um filme de terror, vampiros, ação, drama ou musical?

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.