O Cine Brasília é um dos símbolos da capital federal e representa uma raridade nos dias atuais: os cinemas de rua. Pela sua relevância nacional, a noite de gala organizada por Ivonice Campos, Fernando Brites e pelo Conselho da Mulher Empresária do DF, em parceria com o Instituto Cultural e Social Lumiart e Aliança das Mulheres que Amam Brasília – AMABRASÍLIA, não poderia ser realizada em nenhum outro local.
O evento foi nessa segunda-feira, 1, e celebrou os 63 anos de BSB, além do Dia das Mulheres, por meio da exibição dos filmes Brasília 60 Anos – O Poder da Mulher Empreendedora, com roteiro de Cleuza Brandão e direção de Pedro Lacerda, e Virada de Jogo, com roteiro e direção de Juliana Corso. Ambos produzidos pelo Instituto Cultural e Social Lumiart e idealizados e sob produção executiva da cineasta Núbia Santana.
Ainda, foi prestada uma homenagem às protagonistas, incluindo as roteiristas, diretora, principais personagens e demais participantes. Entre elas Paula Santana, Núbia Santana, Cosete Ramos, Eda Coutinho, Gisele Santoro, Ivonice Campos, Keli Mayer, Marta Cury, Sandra Costa e Tatiane Freitas.
Brasília 60 Anos – O Poder da Mulher Empreendedora evidencia a participação do empreendedorismo feminino no desenvolvimento sociocultural e econômico da cidade. Já o Virada de Jogo traz a história real de seis mulheres de diferentes realidades sociais, mas todas com histórias fortes de vida e de superação, inspirando outras a serem protagonistas de suas próprias histórias. Um filme emocionante, premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2022 como Melhor Roteiro.
Confira os registros da noite feitos por Bruna Araújo: