No encontro do rio Hudson com o Oceano Atlântico, Nova York segue sendo um dos destinos mais desejados pelos turistas do mundo todo. Às vésperas de celebrar os 400 anos de sua fundação, comemorados ao longo de 2025, os aeroportos John F. Kennedy e Newark Liberty estão passando por remodelações multimilionárias.
Isso sem contar, claro, a sucessão de novas atrações, renovações e grandes projetos, o que contribui para a fama de que a cidade nunca dorme.
As novidades nova-iorquinas começam ainda em 2024 e seguem ao longo do ano que vem. Confira algumas delas:
- 100º aniversário da Morgan Library & Museum – De outubro de 2024 a maio de 2025
Em homenagem ao 100º aniversário, a Morgan Library & Museum está com uma grande exposição em homenagem à vida e à carreira de sua primeira diretora, Belle da Costa Greene (1879-1950).
Ela foi uma das mais importantes bibliotecárias da história norte-americana, dirigindo a Morgan Library por 43 anos, e construiu uma das mais importantes coleções de livros raros e manuscritos dos Estados Unidos, além de ter transformado uma coleção particular exclusiva em um importante recurso de acesso público.
- 200º aniversário do Brooklyn Museum – Outubro de 2024
O museu deu início às comemorações de seu bicentenário em outubro, com uma grande festa aberta à comunidade, realizada ao longo de um fim de semana no próprio complexo – e a programação especial seguirá até 2025, incluindo a mostra Solid Gold, que ficará em cartaz entre 16 de novembro de 2024 e 6 de julho de 2025.
A exposição celebrará o fascínio do ouro, apresentando mais de 500 obras que exploram a importância da cor e do material na arte, moda, cinema e design ao longo da história, reunindo peças impressionantes de estilistas renomados como Christian Dior e Yves Saint Laurent, além de pinturas e esculturas tendo o ouro como matéria-prima, bem como joias criadas por artistas notáveis como Alexander Calder e Bulgari.
- 100º aniversário da American Wing (ala americana) do Metropolitan Museum of Art – 8 de novembro de 2024
Em novembro, para marcar seu 100º aniversário, a ala americana do Met exibirá uma repaginação no modo de apresentar a extensa coleção de arte e design que detém. As galerias, dispostas por três andares, mostrarão trabalhos produzidos entre os séculos 17 e 20, justapondo obras conhecidas com aquisições e empréstimos recentes, oferecendo novas perspectivas sobre a arte, a história e a cultura norte-americanas.
- 25º aniversário do Chinese Scholar’s Garden, no Snug Harbor Cultural Center & Botanical Garden – 2024
Desde sua inauguração, em 1999, o Chinese Scholar’s Garden encanta visitantes de todo o mundo. Lar de um dos dois autênticos jardins clássicos chineses construídos nos Estados Unidos, o espaço continua a honrar a serenidade e o simbolismo da cultura tradicional chinesa.
- 400º aniversário de Nova York – 2025
Em 2025, Nova York comemorará 400 anos de fundação – a cidade surgiu em 1624, quando colonos holandeses ali instalaram um posto comercial, posteriormente batizado de Nova Amsterdã. No decorrer do próximo ano, a metrópole receberá uma série de eventos nos cinco distritos, que celebrarão a rica história de um dos destinos mais icônicos do mundo e começarão a ser anunciados em breve.
- Copa do Mundo de Clubes da Fifa – Junho–julho de 2025
A Fifa estreará o novo formato do Mundial de Clubes, agora intitulado Copa do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos. O torneio, que passa a ser realizado a cada quatro anos, reunirá 32 equipes, que disputarão partidas em 12 cidades do país, incluindo Nova York-New Jersey, casa do MetLife Stadium, onde rolarão diversos jogos.
- Copa do Mundo da Fifa 2026 – Junho-julho de 2026
A Fifa anunciou Nova York-New Jersey como palco da final da Copa do Mundo de 2026. Além do jogo que determinará o campeão do torneio, em 19 de julho, Nova York-New Jersey, que estão tralhando juntas para promover e realizar a mais importante competição de futebol do mundo, sediarão partidas em 13, 16, 22, 25, 27 e 30 de junho, bem como em 5 de julho.
- National Urban League’s Urban Civil Rights Museum – Abertura prevista para o fim de 2024/início de 2025
O museu, que será instalado no Urban League Empowerment Center, nova sede da National Urban League, no Harlem, será o primeiro dedicado ao Movimento dos Direitos Civis Americanos e um dos únicos museus do país a se aprofundar no movimento que se desenrolou no norte do país.
- Frick Collection – Abertura programada para o início de 2025
A Frick Collection retornará à sua casa original na Frick Mansion no início de 2025. O espaço renovado inclui 2.500 metros quadrados de novas construções. Além disso, o segundo andar da residência Frick original poderá ser vista pelo público pela primeira vez.
- American LGBTQ+ Museum – 2026
A New-York Historical Society abrigará um museu dedicado a mostrar a história e a cultura LGBTQ+ global, nacional e local, previsto para ser inaugurado em 2026.
- Ellis Island Museum – 2026
A Statue of Liberty-Ellis Island Foundation anunciou recentemente uma revitalização orçada em US$ 100 milhões do Ellis Island Museum, onde é contada a história da imigração de povos de diferentes nacionalidades para os Estados Unidos, destacando o movimento que ocorreu em Nova York entre os séculos 19 e 20.
A renovação prevê avanços tecnológicos, exposições atualizadas e novos teatros. Além de revitalizar o museu, o projeto expandirá o Records Discovery Center, aumentando os registros pesquisáveis em seu banco de dados de 65 milhões para 154 milhões.
- Welcome to New York: um tour pelos endereços relacionados à Taylor Swift em Nova York com a On Location Tours – Disponível desde setembro de 2024
A On Location Tours, em colaboração com a GetYourGuide, apresentou um novo passeio a pé de duas horas pelo East e West Village que mergulha os fãs na vida e nas letras da cantora e compostitora Taylor Swift.
Os participantes explorarão locais como Housing Works Bookstore, Lafayette Grand Café, Washington Square Park e Electric Lady Studios. Como mimo, o Bus Stop Cafe, restaurante local muito querido, oferecerá produtos de padaria ou café de cortesia para completar a experiência.