GPS Brasília comscore

GPS|Degusta Itinerante descobre a Costelaria Gaúcha Small Farm

Novo espaço tem comida, bebida, opções de diversão e uma trajetória daquelas de encher qualquer um de orgulho

Compartilhe:

O primeiro **GPS|Degusta Itinerante de 2023** traz uma **descoberta incrível que, até agora, é exclusiva**. A **Costelaria Gaúcha** cresceu e adicionou **Small Farm** ao seu nome. Funcionando há 7 dias apenas, o ‘lugar’ já é bem conhecido de quem pega a via que dá acesso à 3ª ponte do Lago Sul (ou melhor dizendo Ponte JK). Além do **famoso Drive-Thru – que formava filas enormes de carros aos fins de semana**, com clientes ávidos em levar para casa porções de **costelas assadas** – o novo empreendimento conta com _rooftop_, tendas, complexo recreativo e muita coisa gostosa para comer e beber. Tudo com **gostinho das fazendas dos Pampas**.

E se você ainda não está se lembrando da Costelaria Gaúcha, talvez seja porque ela começou de modo muito discreto, **debaixo de um pé de Angico, no dia 5 de julho de 2020, em plena pandemia**. Com dez espetos de costela fincados no chão e muita brasa ao redor, o gaúcho **Gilberto Zortea**, que mora em Brasília há mais de 20 anos, acreditou que sua enorme **força de trabalho** faria tudo dar certo. E parece que sim, pois **no auge da pandemia**, ele chegou a assar **duas toneladas e meia de costela na brasa** por semana.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Design_sem_nome_15_a59c2fdbd5.png)

“_Eu temia que o negócio fosse acabar com o fim das restrições sociais, mas caí mesmo foi no gosto do povo_”, conta Zortea. E questionado sobre **o que chamou tanto a atenção assim das pessoas**, ele segue com sua simplicidade: “_Parafraseando o Masterchef do Cão Véio de que ‘o menos é mais’, assim é a comida que eu faço, muito simples, genuinamente gaúcha_”, e muito gostosa, afirma este jornalista.

Mas antes de seguir falando da costelaria, quero ressaltar que **o maior prazer** que tive ao fazer esse **GPS|Degusta Itinerante** foi ouvir do churrasqueiro que essa empreitada começou quando ele **aplicou a 3ª parcela do Auxílio Emergencial** na compra dos insumos básicos para assar costelas. “_Eu tinha falido um restaurante no Sudoeste um pouco antes da pandemia começar. Ali eu vinha planejando de fazer um festival de churrasco que seria entre 16 e 19 de abril. O evento não aconteceu, eu me perguntei, ‘e agora José?’Ainda bem que meu segundo nome é José_”, conta às gargalhadas.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Design_sem_nome_16_78cb93a9f7.png)

E ele continua seu relato dizendo que “_com essa 3ª parcela comprei o ferro para fazer os espetos, sal, carvão para o fogo, e deixei R$ 200 de troco. A lenha e a carne peguei fiado, na esperança de que fosse dar certo, ainda bem que deu_”. E como deu! Pois com apenas 7 dias de funcionamento pude conferir que **a Small Farm de Gilberto** (que encontrou um sócio investidor para o negócio) **já está com um atendimento redondo, e uma comida muito da bem feita** – nota 10 para o **croquete de costela** que veio abrindo alas. Muito bom!

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Design_sem_nome_17_70e84a7139.png)

No quesito **prato principal**, a tradicional costela serve duas ou quatro pessoas (e em breve terá prato executivo). De acompanhamento, a **clássica maionese com batatas, feijão tropeiro, arroz de costela, entre outros**. Na parte das sobremesas, sagu, tijolinhos de abóbora e a **ambrosia**. Atenção! Essa última, acompanhada de um expresso, fica melhor ainda. E para beber, sucos, drinks, cervejas e uma carta de vinhos bem variada, incluindo um **Tannat produzido pela vinícola Antônio Dias**, com o rótulo do complexo.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Design_sem_nome_14_996ae02480.png)

Por enquanto, no lugar está em funcionamento somente o tradicional **Drive-Thu e o rooftop com cerca de 80 lugares**. Segue em conclusão uma área com **400 lugares para quem quiser almoçar e jantar** tranquilamente, enquanto a garotada curte as **atrações da mini fazenda**, que tem laguinho, ponte, igrejinha, além de cisnes, patos, bezerros, cabritos e pôneis. Ah! Tem ainda **uma barrica de vinho** que foi trazida do sul para a Small Farm, e que **será transformada em uma loja de souvenirs**, com canecas, cuias, camisetas e muito mais.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Design_sem_nome_11_25600c1379.png)

Por fim, se você não entendeu **por que aparece uma colheitadeira entre as imagens**, é simples: o danado do Gilberto vai fazer dela uma **grande churrasqueira para assar porcos e carneiros no rolete**. Comandando 61 funcionários, ele se sente feliz em ter conseguido unir suas **duas paixões: a gastronomia e a roça**. “_Meus hortifrutis vêm da Ceasa ou de produtores rurais daqui pertinho, como é o caso das carnes da Vargem Bonita, do Incra, do Pipiripau em Planaltina, Paranoá e Luziânia. Assim eu conheço a origem do meu produto. Meu objetivo é comprar dos pequenos sempre_”, diz categórico, “_afinal é assim que todo mundo cresce junto!_”

**Último detalhe**, que nem podemos chamar de detalhe é que se Gilberto Zortea **pensa no pequeno, mas seu sonho é grande**, pois tomou tanto gosto por esse projeto de expandir seu negócio. Ele ainda confidenciou ao GPS|Lifetime** que, **em 2024, pretende inaugurar novas unidades da Small Farm**: uma em Goiânia (GO), outra na Estrada Parque Taguatinga-Guará (vulgo EPTG); na sequência, a filial de Jampa (João Pessoa); e por fim, levar a costela na brasa para os Estados Unidos da América (EUA), onde pretende ter, pelo menos, dez unidades.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Design_sem_nome_12_8c81405682.png)

E aí… partiu conhecer a novidade? Essa **o GPS RECOMENDA!**

**Serviço:**
Costelaria Gaúcha Small Farm
St. de Clubes Esportivos Sul – Asa Sul, Brasília (Acesso à Ponte JK, ao lado do Rotary)
Funcionamento de terça a quinta, 12h às 15h e 19h até 23h; sexta e sábado das 12h às 23h; e domingo das 12h às 16h.
Mais informações: (61) 98629-6002 ou @costelaria_gaucha