A Praça dos Três Poderes, um dos principais cartões postais de Brasília, será alvo de uma grande reforma nos próximos meses.
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) dará início à troca e recolocação das tradicionais pedras portuguesas, um dos elementos marcantes da área.
A empresa responsável pelas obras, Infra Engeth, aguarda apenas a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para começar os trabalhos, que têm prazo de dois meses e meio para serem concluídos.
Segundo Fernando Leite, presidente da Novacap, “o governo local e o federal articularam a intervenção em meados de setembro”, e a companhia já está pronta para iniciar.
A obra foi planejada em uma reunião que envolveu as secretarias de Governo, Turismo, Desenvolvimento Urbano e Habitação, além do Iphan.
As reformas serão divididas em quatro etapas: manutenção, reforma da estrutura, restauro das obras, e instalação de iluminação e acessibilidade. Também será elaborado um plano de manutenção permanente para preservar o espaço no longo prazo.
A Novacap usará um contrato vigente de manutenção de mobiliário urbano e passagens de pedestres para dar celeridade ao processo.
A intervenção ocorre em um momento de aumento significativo de visitas à Praça dos Três Poderes, impulsionadas pela recente inauguração da nova Casa de Chá, resultado de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF).