**Almadén inaugura enoturismo na Campanha Gaúcha**
Às vésperas de completar 50 anos no Brasil, a Vinícola Almadén inaugura o Roteiro Enoturístico Almadén, em Santana do Livramento, um novo atrativo para o turismo na região. O investimento da Miolo Wine Group é de R$ 3 milhões com a geração inicial de 30 novos empregos diretos e uma expectativa de atrair 100 mil visitantes por ano. O grande diferencial é a loja franca de vinhos, o primeiro _free shop_ de vinhos do Brasil em uma vinícola, com exposição e venda dos 120 rótulos do Grupo Miolo.
![Foto: Divulgação](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Miolo_Fogo_de_chao_1_10da85d28b.jpg)
O complexo une história, cultura e inovação num roteiro aproximado de 1 hora, que começa pelo Museu Semente, passando pelo deck panorâmico no vinhedo e pela passarela na cantina até chegar à degustação e, por fim, ao Free Shop. Reservas: (55) 9 9687.2978 | 9 9708.2461 ou [visitaalmaden@miolo.com.br](link)
![Foto: Divulgação](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Miolo_Deck_8ae56ed71b.jpg)
**Prêmio Lata + Bonita: começa a 2ª edição para escolher a lata de cerveja mais criativa do Brasil!**
Já estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil, promovido pela Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio). A ideia é estimular a criatividade de cervejarias, que, a cada ano, surpreendem e encantam consumidores com a beleza dos seus rótulos.
No Brasil, mais de 60% de toda a cerveja é envasada pela lata, embalagem mais reciclada do mundo, com ciclo de vida de apenas 60 dias – entre o consumo e a volta da embalagem já reciclada para as prateleiras – além de gerar renda para mais de 800 mil catadores.
A votação dos finalistas pelo público e a avaliação dos jurados vai de 19 de outubro a 20 de novembro.
![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/sigmund_I9_K6db_E7_G_Ow_unsplash_cbcb01029b.jpg)
São três categorias: micro cervejarias (produção anual de até 2,5 milhões cerveja em lata), médias cervejarias (entre 2,5 milhões e 60 milhões de unidades/ano) e grandes cervejarias (mais de 60 milhões unidades/ano).
Para as cervejarias que quiserem se inscrever, as inscrições vão até 05/10: [https://pvista.proevento.com.br/comunicato/subpaper/?cod_evento=101&cod_paper=2](link)
**Cristofoli engarrafa uma ‘Coleção’ de rótulos raros**
Um riesling macerado com uvas desengaçadas manualmente, um espumante _sur lie_ elaborado pelo método ancestral e um _tannat_ resultado de maceração carbônica. Estes são os três primeiros rótulos que dão vida a Linha Coleção, criada pela Cristofoli Vinhos de Família.
Os três produtos inauguram uma nova fase na Cristofoli, permitindo ao consumidor, ávido por novidades, viver novas experiências. O **Cristofoli Coleção Riesling** tem apenas 900 garrafas.
![Reprodução/Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/302239421_386200213675357_7057786353954732193_n_75f1b3b4e6.png)
Outra raridade da linha com apenas 1.000 garrafas é o **Cristofoli Coleção Sur Lie Ancestral Safra 2022**, espumante com uvas Pinot Noir e Sangiovese, colhidas no vinhedo da família.
Também estreia na linha o **Cristofoli Coleção Tannat Safra 2022**, elaborado por maceração carbônica. O lote tem 2.600 garrafas. Gostou? Então corre pra garantir o seu: [www.vinhoscristofoli.com.br](link), ou pelo whats (54) 9 8403.9247.