A Secretaria de Relações Internacionais e a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda do Distrito Federal realizará o DF para o Mundo, que visa auxiliar as empresas locais a ingressarem no mercado internacional.
O evento será realizado no dia 15 de outubro, às 9h, no auditório do Centro Empresarial da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e conta com parceria do BRB, ABDI, Fibra, Sebrae-DF, Fecomercio, CACB, FAP-DF e Softex.
A programação será dividida em dois turnos. No período da manhã, haverá palestras com especialistas, incluindo o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. Os temas discutidos serão relevantes para o processo exportador, além do lançamento do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) voltado para o DF, que busca apoiar as empresas da região nesse processo.
Na parte da tarde, as empresas participantes terão acesso a conteúdos técnicos, atendimentos individualizados e experiências práticas com ferramentas de exportação.
O evento contará também com exposições de produtos das empresas atendidas pelo Peiex, além de estações de atendimento dos parceiros, visando oferecer conhecimento e engajamento sobre o tema.
Durante o evento, será apresentado um estudo de inteligência sobre o Distrito Federal, elaborado pela ApexBrasil, que oferece um panorama das exportações e dos setores produtivos da região.
As inscrições para o evento “DF para o Mundo” são gratuitas e estão disponíveis através deste link.
Lançamento do Peiex-DF
No evento do dia 15, a ApexBrasil lançará o Peiex-DF, um convênio em parceria com a Softex, com a meta de qualificar 125 empresas da região para a exportação.
A instalação de um Núcleo Peiex no DF visa promover a pauta exportadora local. Nos últimos 20 anos, o estado apresentou uma tendência de crescimento nas exportações.
Em 2023, os principais produtos exportados foram carnes de aves e suas miudezas comestíveis, além de soja, que juntas representaram mais de 75% do valor total exportado pelo estado.
Outros setores com potencial significativo para a exportação incluem alimentos e bebidas, metais e pedras preciosas, moda e serviços de tecnologia da informação.