GPS Brasília comscore

Carnaval: como manter a saúde nos dias de festa

Médico dá dicas para cuidar do organismo mesmo na folia

Compartilhe:

O Carnaval, maior feriado do País, chegou com muitas festas e blocos de rua nas capitais. Para dar conta de todo o feriado, energia e disposição são palavras-chave.

A alimentação pode ter exceções, mas não ser totalmente deixada de lado, visto que os excessos são prejudiciais.

De acordo com o **Dr. José Ribas, da clínica REVIV**, a inclusão de alimentos que auxiliam na eliminação das toxinas do corpo, mantendo o metabolismo regular de uma forma geral, é uma dica valiosa.

“_Temos, como exemplos clássicos, a cúrcuma, vinda através do açafrão, o extrato de alho envelhecido, o resveratrol, encontrado em sementes de uvas, e as brasílicas, encontradas em alimentos como brócolis, couve e espinafre.
Esses alimentos não devem ser consumidos somente no período de final de ano, mas ao longo da vida_”, afirma.

![Dr. José Ribas (Foto: cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Dr_Jose_Ribas_Foto_cortesia_81ddf109e2.jpeg)

Para quem quer facilidade, os **sucos _detox_** são ótimas opções.

>“Os sucos detox servem, em sua maioria, como repositores para a hidratação corporal. Um facilitador, já que o consumo de alimentos funcionais, como couve e abacaxi, acaba exercendo este papel de terapia complementar, que é acrescida pelo consumo de alimentos e alguns nutracêuticos, gerando um equilíbrio do sistema fisiológico e metabólico”, afirma o especialista.

O **Dr. José Ribas** também alerta sobre o alto consumo de bebidas alcoólicas no Carnaval, que é prejudicial ao organismo.