GPS Brasília comscore

Nobel de medicina 2024 premia descoberta sobre genética

O prêmio é oferecido aos responsáveis por descobertas de grande importância para Biológia ou Medicina
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Compartilhe:

O Nobel de Medicina 2024 foi concedido, nesta segunda-feira (7), aos cientistas norte-americanos Victor Ambros e Gary Ruvkun pela descoberta do microRNA e seu papel na regulação genética. Essa descoberta é fundamental para a compreensão de doenças como o câncer e no desenvolvimento de medicamentos.

Ambros e Ruvkun estudaram como as células regulam a ativação de genes, descobrindo uma nova classe de RNA, o microRNA, com mais de mil tipos identificados no genoma humano.

Ambros, de 71 anos, é professor de Ciências Naturais da Escola de Medicina na Universidade de Massachusetts, e Ruvkun, de 72, leciona na área de Genética da Escola Médica na Universidade Harvard. O prêmio inclui uma quantia de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5,79 milhões).

O PRÊMIO

O Nobel de Medicina, instituído em 1901, é concedido a descobertas significativas nas ciências biológicas. No ano anterior, o prêmio foi para Katalin Karikó e Drew Weissman, pela tecnologia de vacina de mRNA, essencial no combate à covid-19.

Historicamente, entre 1901 e 2023, 114 prêmios de Medicina foram entregues, com algumas edições não premiadas devido a critérios não atendidos. O prêmio pode ser concedido a até três indivíduos, e entre os laureados, apenas 13 eram mulheres. O mais jovem premiado foi Frederick G. Banting, em 1923, e o mais velho, Peyton Rous, em 1966.