Um fenômeno natural poderá ser visto a olho nu nesta quarta-feira, 2. O eclipse solar anular, conhecido também como “anel de fogo”, aparecerá para moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, sendo que os municípios do extremo sul do Rio Grande do Sul terão a visão mais privilegiada para o evento.
Se você está em uma região de baixa ou nenhuma visibilidade, no entanto, ainda é possível acompanhar o fenômeno. O Observatório Nacional (ON) transmitirá ao vivo em seu canal no YouTube, em parceria com astrônomos do projeto “Céu em sua casa: observação remota” e com a organização astronômica internacional Time And Date.
Mas, é importante relembrar alguns cuidados necessários ao observar um eclipse a olho nu: não olhe diretamente ao Sol sem uma proteção adequada, como filtros certificados ou óculos específicos para observação solar. Chapas de raio-X, óculos escuros ou outros itens não devem ser utilizados.
O “Cometa do Século”
Um outro fenômeno astronômico também poderá ser observado no céu durante o mês de outubro: o C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS), ou “Cometa do Século”, como foi apelidado por conta da grande expectativa do aumento de seu brilho.
Para observá-lo, porém, é preciso ficar atento às datas. Até o dia 7 de outubro, o cometa estará próximo ao Sol e da Terra. Por isso, ele estará mais visível no início da manhã, antes do nascer do Sol. Depois, até o dia 11, o objeto passará bem próximo ao Sol, o que irá dificultar sua visibilidade, pois será ofuscado pelo brilho solar.
Após o dia 12, o cometa começará a se distanciar, mudando sua posição no céu. A partir dessa data, ele será visível logo depois do pôr do sol, na direção oeste, perto da linha do horizonte.