O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pousou em Brasília às 10h12 desta quarta-feira (2) depois de seu avião ter problemas na volta do México. Lula decolou na terça-feira (1º), da capital do país, mas precisou retornar e começar de novo o deslocamento com outra aeronave. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, o segundo voo não teve nenhuma intercorrência.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião presidencial VC-1 havia apresentado um problema técnico. Depois de permanecer por cerca de cinco horas voando em círculos para despejar combustível, a uma altitude média de cerca de 3,8 mil metros do solo, a aeronave pousou em segurança às 22h16 desta terça-feira (1º) no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (Santa Lucia – NLU), que fica a uma hora da Cidade do México.
O presidente e seus assessores embarcaram em outra aeronave da FAB.
O líder brasileiro estava no México para a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum. Ela é do grupo político do agora ex-presidente Andrés Manuel López Obrador, um dos principais aliados de Lula na política internacional.