Brasília, além de um marco do modernismo, é uma casa. Uma casa que acolhe não apenas brasileiros de todos os cantos, mas também cidadãos do mundo, em uma incrível diversidade cultural. Por trás de suas curvas arquitetônicas e largas avenidas, está uma cidade vibrante, rica em histórias, tradições e experiências trazidas por todos que aqui se estabeleceram.
Entre eles, destaca-se a expressiva comunidade diplomática, composta por mais de 130 representações internacionais e organismos internacionais. Diplomatas, suas famílias e aqueles que, por diferentes razões, fizeram do cerrado seu lar, transformaram a capital em um mosaico multicultural. Cada uma dessas pessoas trouxe consigo um pedaço de sua cultura, contribuindo para a riqueza que hoje é Brasília, uma cidade que respira o mundo em cada esquina.
O Casa Mundo nasceu com o propósito de documentar e divulgar essa vasta rede de histórias e vivências, explorando as muitas formas como Brasília se tornou uma casa para o mundo. A cada edição, teremos a oportunidade de abrir as portas para narrativas que muitas vezes passam despercebidas, mas que são fundamentais para compreender a essência desta cidade.
Nas palavras do grande arquiteto Oscar Niemeyer, em seu livro “Minha Experiência em Brasília”, de 1961:
“Espero que Brasília seja, também, uma cidade de homens felizes; homens que sintam a vida em toda a sua plenitude, em toda a sua fragilidade; homens que compreendam o valor das coisas simples e puras – um gesto, uma palavra de afeto e solidariedade.”
Com o Casa Mundo, desejamos desvendar detalhes e histórias que aproximam culturas, trazendo à tona o espírito de afeto e solidariedade que Niemeyer sonhou. Que possamos, juntos, descobrir a plenitude dessa casa que abriga o mundo.
Assistam nossos videos, abraços
Renata Zuquim