GPS Brasília comscore

De dar água na boca! Fique por dentro de alguns achados paulistanos

Viver ou visitar São Paulo é uma verdadeira aventura gastronômica, onde sempre há algo excitante para provar
Fotos: Cortesia

Compartilhe:

São Paulo é uma cidade onde a inovação gastronômica nunca para e onde cada esquina pode esconder um novo sabor. Em meio à efervescência urbana, a capital paulista está repleta de descobertas culinárias que surpreendem e encantam. Viver ou visitar São Paulo é uma verdadeira aventura gastronômica, onde sempre há algo novo e excitante para provar. 

 

From Rio to São Paulo 

O Galeto Rainha, famoso por trazer o autêntico sabor das galeterias cariocas, chegou ao Itaim Bibi. Fundado pelo premiado chef Pedro de Artagão, o novo endereço tem uma proposta diferente do Boteco Rainha, que fica a poucos metros da nova casa. No menu, há clássicos petiscos cariocas, como Torresmo de Barriga, Pastelzinho De Catupiry e Croquete de Lagosta. No entanto, o destaque da unidade é a brasa, de onde saem delícias como o galeto, lombinho, carré de cordeiro e polvo. São muitas opções de acompanhamentos, mas sugiro o arroz maluco ou a farofa de ovo com banana. Ah, e, claro, um chopp geladinho. O Galeto Rainha faz parte da proposta de expansão do Grupo Alife Nino. 

 

Borbulhantes brasileiros 

Um dia desses, fui até o tradicional restaurante Banana Verde, que existe há 18 anos na Vila Madalena, e me deparei com uma novidade super interessante: a casa acaba de inaugurar um bar, batizado de Borbú Banana Bar. Para acompanhar as delícias da culinária natural e inovadora desenvolvida pela chef Priscilla Herrera, o menu de drinks – assinado por Isadora Fornari – oferece uma imersão nos sabores brasileiros. O bar é uma parceria com a Companhia dos Fermentados, e traz vermutes de caju e de jabuticaba e botânicos atlânticos, drinks autorais como o vínico, seco e refrescante Tinto de Verano (uma sangritta dos fermentados, laranja, manjericão, hibisco e aceto de cúrcuma), e borbulhantes, a exemplo do cítrico e refrescante Perrengue Chique (borbú de cambuci dos fermentados, gin, goiaba, gengibre, limão e folhas de pitanga). Diferentes e saborosos. Vale experimentar. 

 

Cozinha interiorana

Logo ao passar pelo quase escondido corredor que leva ao restaurante Refúgio, no bairro Jardins, a gente se depara com os protagonistas da casa: a churrasqueira e o fogão à lenha. Parece um ambiente de fazenda, daquele tipo bem acolhedor e que nos leva a memórias afetivas. O restaurante se destaca por resgatar receitas interioranas e cada garfada é um afago no peito. Pratos que mesclam influências internacionais com toques brasileiros, como pamonha cremosa e pato feito na churrasqueira acompanhado de batata assada na crosta de sal e dourada na gordura do pato com páprica. Não deixe de experimentar a cartola de sobremesa, impecável. Com uma carta de vinhos curada por Péricles Gomes, da adega A Casa do Porto, o Refúgio promete uma experiência gastronômica rica e acolhedora. A casa também dispõe de uma sala privativa para eventos.

 

O “quarteirão” do Claude

O chef Claude Troisgros segue surpreendendo. O Le Quartier, seu complexo gastronômico localizado no Itaim Bibi, é parada obrigatória. O Bar du Quartier é simplesmente incrível, com decoração a meia luz, drinks clássicos e autorais e uma experiência ainda mais gostosa em noites de música ao vivo. A dica é começar a noite por lá, antes de seguir para um dos restaurantes: o Chez Claude ou o Bistrot Du Quartier. O menu do Chez Claude tem muitas delícias, mas minha sugestão é a costela braseada por cinco horas, acompanhada por aligot e picles de jiló – que vão te surpreender. Já no Bistrot, o mais novo deles, receitas clássicas francesas são o destaque, como a sopa de cebola com paio, escargot com manteiga aromática e salmão com creme de azedinha, além de opções vegetarianas como aspargos com ovo poche e salada com chèvre chaud. Em tradução livre, “o quarteirão” do Claude merece muitas visitas. 

 

It’s vegan

Confesso que não tinha muita familiaridade com a culinária vegana, e recentemente conheci um novo café em Pinheiros que me surpreendeu. A Cacau Vanilla abriu as portas há poucos meses, após uma década de sucesso em encomendas das criações da nutricionista e chef confeiteira Renata Baldin. Claro que os doces se destacam, como a torta de limão e os brigadeiros funcionais. Mas também vale experimentar o pão de queijo prensado com queijo vegano e o quibe de abóbora e quinoa com cebola caramelizada e cream cheese de castanha. Para refrescar, a dica é o mocha de brigadeiro e o inovador Cookie Shot, que combina cookie e café expresso. A casa também tem um menu executivo no almoço, em parceria com o chef marroquino Zakaria Alaoui, que o muda a cada semana. Tudo saudável e saboroso.