GPS Brasília comscore

Pelo Campeonato Brasileiro, São Paulo vence o Corinthians por 3 x 1 no Mané Garrincha

Publicado: Atualizado:

No clássico paulista deste domingo (29), o São Paulo venceu o Corinthians no Mané Garrincha, em Brasília, por 3 x 1 no duelo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols tricolores foram marcados por Lucas, no primeiro tempo, Arboleda e André Silva, na etapa final. Yuri Alberto descontou para o Timão. A derrota complicou de vez a situação corintiana, pois o time segue na zona do rebaixamento.

Por dois lances imprudentes de dois líderes de seu elenco, o Corinthians teve dois expulsos (Fágner na etapa inicial e André Ramalho na metade do segundo tempo) e a partir daí não conseguiu reagir diante do rival. Com este resultado, o São Paulo mostra seu poder de reação após ter sido eliminado da Libertadores e Copa do Brasil em semanas consecutivas, vai aos 47 pontos e fica no G6 do Campeonato Brasileiro.

Já o Corinthians segue sua saga contra mais um rebaixamento. O time alvinegro fica com 28 pontos e continua no Z-4, na 17ª posição e com um jogo a mais que seus rivais na briga contra a queda. A dez rodadas do fim, o Corinthians tem que pensar seriamente em tornar o Brasileirão sua prioridade em meio às semifinais da Sul-Americana e Copa do Brasil nesta reta final de ano. Para um clube com uma dívida superior aos R$ 2 bilhões e que segue contratando desenfreadamente sem pagar antigos credores, uma queda para a segunda divisão seria catastrófica.

Lucas, nos acréscimos do primeiro tempo, abriu o placar para o São Paulo. O camisa 7 balançou as redes cobrando pênalti sofrido por Calleri, se redimindo do erro da marca da cal no meio de semana que custou a eliminação tricolor das quartas de final da Libertadores. No lance do pênalti, revisado pelo árbitro no VAR, Fagner pisou no tornozelo de Calleri e além de cometer a infração também recebeu seu segundo cartão amarelo, deixando o Timão com um homem a menos em campo pelo restante do jogo.

Na volta do intervalo, Ramon Díaz recompôs o setor defensivo, colocando três zagueiros em campo e apostando em contra-ataques para empatar o placar. O Corinthians melhorou mesmo estando com 10 homens em campo, mas aos 17 minutos do segundo tempo André Ramalho acertou uma cotovelada em Luciano e, após revisão do VAR, também foi expulso, deixando o alvinegro com 9 jogadores.

Inevitavelmente, o São Paulo passou a mandar no jogo, e Arboleda, de cabeça fez o segundo gol tricolor. No final do jogo, o Timão esboçou uma reação e balançou as redes com Yuri Alberto. André Silva, nos acréscimos, fechou o placar em 3 x 1 para o time do MormBis.

Fluminense e Atlético-GO fizeram um jogo equilibrado no estádio Antonio Accioly

Fluminense e Atlético-GO fizeram um jogo equilibrado no estádio Antonio Accioly. Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense F.C.

Fluminense perde do lanterna e se complica
O Atlético-GO derrotou o Fluminense neste domingo, em Goiânia, por 1 x 0, em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro e aumentou o drama do rival, que luta para sair da zona do rebaixamento. O triunfo veio com um gol polêmico de Janderson, validado pelo VAR. Apesar do resultado positivo, o time goiano continua na lanterna, com 21 pontos. O Fluminense, com 27, também ocupa o Z-4, na 18ª posição.

Castigados pelo sol forte em Goiânia, as duas equipes começaram a partida em ritmo lento.  Aos 21 minutos, Rhaldney encheu o pé, da entrada da área, e assustou o goleiro Fábio. Dois minutos depois, Janderson cruzou da direita e Alix Vinícius balançou a rede, mas a arbitragem invalidou o gol atleticano após o VAR acusar impedimento de Baralhas na jogada.

Inoperante na defesa e no ataque, o Fluminense contou com a elasticidade de Fábio, que, com a mão esquerda, evitou o gol em uma pancada de Roni, aos 51 minutos, após falha de Bernal. Na cobrança de escanteio, a bola encontrou a trave em desvio de Rhaldney, mas Tubarão isolou por cima na sequência.

A entrada de Serna no lugar de Keno no início do segundo tempo renovou os ânimos do time de Mano Menezes. Aos 4 minutos, o camisa 90 cruzou da direita e Cano cabeceou em sua primeira participação efetiva na partida.  Em uma das raras jogadas bem trabalhadas, aos 18 minutos, Serna cruzou da direita, Arias enganou a marcação com um belo corta-luz e Cano finalizou da marca do pênalti, livre, mas a bola desviou no defensor e saiu pela linha de fundo.

Na reta final da partida, quando o Fluminense era mais incisivo em busca do gol, o Atlético-GO abriu o placar. Em sua primeira jogada na partida, aos 42 minutos, o garoto Jean Carlos levou a melhor em disputa com Bernal e, na linha de fundo, do lado direito, passou para Janderson bater forte e alto, sem chances para Fábio. Apesar da marcação do assistente e da reclamação do Fluminense de que a bola havia saído pela linha de fundo antes do passe, o VAR confirmou o tento.

O final da partida foi tumultuado, com expulsões de Cano no banco dos visitantes e manutenção do placar, para desespero dos torcedores tricolores.

Hércules celebra o gol da vitória do Fortaleza

Hércules celebra o gol da vitória do Fortaleza sobre o Cuiabá, na Arena Castelão. Foto: Reprodução/Facebook/Fortaleza

Fortaleza na cola de Botafogo e Palmeiras
O Fortaleza continua muito forte como mandante no Campeonato Brasileiro. Neste domingo conquistou sua 12ª vitória consecutiva dentro da Arena Castelão ao bater por 1 x 0 o Cuiabá, pela 29ª rodada. Hércules, nos instantes finais do primeiro tempo, marcou o único gol do jogo.

Com o resultado, o Fortaleza segue na terceira colocação do Campeonato Brasileiro com 55 pontos, na caçada direta pelos líderes Botafogo (57) e Palmeiras (56). O Cuiabá, por sua vez, vive um momento completamente diferente. Vindo de três jogos de jejum, está na zona de rebaixamento, na 19ª colocação com 23 pontos.

O primeiro tempo foi de poucas oportunidades para ambos os lados e de muito equilíbrio, onde as duas equipes trocaram muitos passes para buscar espaço para chegar com perigo ao gol adversário. Tanto que a primeira chance real de gol saiu apenas aos 19 minutos, quando Brítez arriscou de fora da área e só não abriu o placar para o Fortaleza, porque Walter fez brilhante defesa, indo buscar a bola no ângulo.

Em uma falha da defesa cuiabana, o Fortaleza abriu o placar, já nos acréscimos. Aos 49 minutos, Breno Lopes cruzou na área, Lucas Mineiro afastou mal e Hércules ficou com a sobra. O volante bateu de primeira, sem chances para o goleiro.

Na volta para o segundo tempo, a partida seguiu da mesma forma, com o Fortaleza melhor em campo. O Cuiabá só tentou buscar o empate nos minutos finais. Aos 28, Matheus Alexandre ganhou na dividida e bateu cruzado, mas acabou pegando fraco na bola e João Ricardo fez a defesa. Aos 41, Ramon pegou a sobra de um escanteio e chutou de primeira, isolando a bola.

Os dois times voltam a campo no próximo final de semana para a disputa da 29ª rodada do Brasileiro. Na sexta-feira (4), o Fortaleza visita o Grêmio, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, às 21h30. No sábado (5), o Cuiabá recebe o São Paulo, na Arena Pantanal, às 19h.

 

Veja também

Entender as nuances dessa época e adotar estratégias para cuidar …

A rabanada tá na mesa! Em forte clima natalino, a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI