O papa Francisco disse, neste domingo (29), que os ataques de Israel em Gaza e no Líbano têm sido imorais e desproporcionais, e que a dominação militar ultrapassou as regras da guerra. Ele não mencionou Israel diretamente, no entanto, e disse que falava de forma geral, ao ser questionado sobre a morte de um dos membros fundadores do Hezbollah, Hassan Nasrallah.
Francisco afirmou que “a defesa deve sempre ser proporcional ao ataque”. Ele afirmou ainda que “um país que faz essas coisas – e estou falando de qualquer país – de uma forma superlativa, essas são ações imorais”, disse o papa.
“Todos os dias eu telefono para a paróquia de Gaza. Estão ali dentro, paróquia e colégio, mais de 600 pessoas e me contam as coisas que acontecem, inclusive as crueldades que acontecem ali. Não entendi bem como aconteceram as coisas, mas a defesa sempre deve ser proporcional ao ataque. Quando há algo desproporcional, se vê uma tendência dominadora que vai além da moralidade. Também na guerra há uma moralidade a preservar. A guerra é imoral, mas as regras de guerra implicam alguma moralidade. Mas quando isso não é feito, se vê o ‘sangue ruim’, como nós dizemos na Argentina”, concluiu o papa.