Criativo, autoral e com identidade. Assim nasceu o evento Estilo Brasília, que chega para apresentar diferentes vertentes que formam o desenho do mercado de moda na cidade, por meio de desfiles, painéis e talks. Um dos ápices deste projeto será a apresentação de marcas locais.
Idealizador do encontro, o Brasília Shopping reuniu, em parte da programação, nos dias 25 e 26, sete etiquetas, todas comandadas por mulheres que, a convite do Brics Woman, desenvolveram peças exclusivas para o Moscow Fashion Week, mas que, em decorrência dos conflitos na Rússia, não puderam apresentá-las ainda em 2024.
Diante desse cenário, o shopping convidou as labels Confraria, Flay, Guilda, Letícia Gonzaga, Lucila Pena, Silvia Badra e Sun Rose para participar da grade de desfiles. Ao lado da comunicadora Paula Santana, o Sindiveste, presidido por Walkiria Pereira Aires, realizou a curadoria desses nomes que integram o coletivo Movimento Moda Brasília.
“O nosso critério de seleção foi pautado em empresas com identidade própria, comandadas por mulheres e que tem maturidade para expandir para além das fronteiras da cidade. A ideia do coletivo veio justamente para inspirar e criar para as marcas oportunidades de negócio, visando elevar as mentes criativas a um patamar mais abrangente, de protagonismo. Precisamos celebrar a essência única de Brasília, que é um centro cultural potente e único”, destaca Walkiria.
Ao GPS|Brasília, Letícia Gonzaga, nome por trás da etiqueta brasiliense de confecção autoral criada em 1989, confidenciou a sensação de participar do evento e o que esperar do desfile.
“Foi uma surpresa tão positiva o convite. Como marca autoral, é uma super oportunidade participar do evento. O desfile terá os lançamentos de Verão, incluindo, é claro, nossos carros-chefes, como a parte de algodão e linho, além de alfaiataria e muito mais”, diz Letícia.
Flay Leite e André Monjardim, responsáveis pela label Flay, que nasceu com o propósito de entregar qualidade em roupas, também deram um spoiler sobre a coleção que será apresentada.
“A linha intitulada Aguardente foi pensada no verão da mulher brasileira. Escolhemos tecidos naturais muito leves, com muitas fendas. Ainda, o crochê está presente com um processo todo feito à mão. Nos encheu o coração fazer parte do grupo de marcas, já que é a Flay que teve seu primeiro momento todo em Brasília”, compartilha André.
Também como parte do elenco do evento, a Confraria trabalha com produção própria. Desde o começo, há mais de vinte anos, promover a inserção e valorização de artesãos em todo o Brasil faz parte da missão da marca.
“Na coleção apresentada no Brasília Shopping, nós usamos tudo que era quase impossível de usar manualmente, como as pedras naturais nas clutches. A cada coleção eu quero criar algo que ninguém tenha coragem de fazer, principalmente por causa do trabalho do handmade. Fizemos algo muito disruptivo”, compartilha Ana Paula, frente à Confraria.
Saiba mais sobre as outras marcas que fazem parte da grade de desfiles do evento:
Guilda
Fundada por Meire Morais em 2010, em Brasília, Guilda é uma marca que se destaca pela capacidade de fundir tradição artesanal com inovação na moda feminina. Especializado em couro e confecções de seda, é reconhecida por sua qualidade excepcional e atenção minuciosa detalhes.
Ver essa foto no Instagram
Lucila Pena
Situada no coração de Brasília, Lucila Pena surgiu como uma marca que redefine o conceito de moda contemporânea com um toque sofisticado e ousado. Fundada em 2016, ela estabeleceu-se rapidamente como um dos mais cativantes e respeitados marcas da capital.
Ver essa foto no Instagram
Silvia Badra
A psicanalista que tornou-se joalheira traz uma mistura única de arte e significado para suas criações. Baseado em princípios de transformação e sustentabilidade, a marca Silvia Badra incorpora uma conexão profunda com a natureza e nossa herança cultural, ecoando o visionário espírito de Brasília.
Ver essa foto no Instagram
Sun Rose
Assim como Brasília, Sun Rose personifica o intensa energia do sol, celebrando a exuberância da natureza brasileira em seu estilo sofisticado e elegante. Fundada pela designer Cecilia Rosa, a marca se destaca pela combinação de conforto e exclusividade.
Ver essa foto no Instagram
Serviço
Evento Estilo Brasília
Data: 25 e 26 de setembro
Local: Brasília Shopping
Entrada franca. Nas áreas de assento, pulseiras de acesso serão distribuídas conforme a disponibilidade durante os dois dias do evento. Para mais informações, acesse as redes sociais do Brasília Shopping.
Confira a programação completa do evento:
25/09
Desfiles:
15h: Coletivo Movimento Moda Brasília, com as marcas Letícia Gonzaga, Guilda, Lucila Pena, Sunrose, Flay Brand, Sílvia Badra e Confraria
16h30: Exclusivo Le Lis
18h: Exclusivo Dane-se
20h: Exclusivo Avanzzo
Praça Central:
13h30: Moda, Autoestima e Carreira, com Jacira Doce e Manuela Xavier
14h30: A Moda Hoje e Amanhã. Uma Reflexão Sobre o Mercado da Moda, com Caio Braz e Augusto Mariotti, do Portal FFW, maior portal de moda independente do Brasil
15h: Brasilidade na Moda. Criadores e Criações Brasileiras Pelo Mundo, com Isa Isaac Silva e Débora Mangabeira, e mediação de Paula Santana
17h30: Macrotendências Inova Moda Digital – Edição Outono-Inverno 25, com Senai Cetiqt
19h: A Construção da Autoralidade, Uma Visão Sobre Moda, Estilo e Expressão, com Luanda Vieira, Nathy Abi-Ackel e Bel Chaves
26/09
Desfiles:
13h: Coletivo Lojas Brasília Shopping
16h30: Exclusivo Lez a Lez
18h30: Exclusivo MOB
20h: Exclusivo Colcci
Praça Central:
13h30: Desvendando o Estilo Brasília – Moda, Identidade e Autenticidade na Imagem Pessoal, com as consultoras Helô Drummond, Renata Cotrim, Dani Kniggendorf e Rosa Guimarães
15h: Vintage, Curadoria e Economia Circular, com Gabi Constantino, da PrettyNew e Bruna Vasconi, do Brechó Peça Rara
16h30: Os Rumos da Moda em Brasília, com Paula Santana, Dani Naegele, Letícia Gonzaga e Pat Justino
18h30: A Moda aos Olhos da Poesia, dos Costumes, Memórias e Raízes do Brasil, um Relato Emocionante das Andanças do Estilista Ronaldo Fraga, conduzido também pelas histórias mais icônicas da moda brasileira, pela jornalista Lilian Pacce.