O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta segunda-feira (23), a criação de um grupo de trabalho intersecretarial para revisar o plano diretor do Complexo Arena BSB, onde fica o Estádio Nacional Mané Garrincha, no centro de Brasília.
A medida surge em resposta às críticas geradas pela construção de um atacadista nos arredores da arena, que desrespeitava diretrizes urbanísticas da capital. O decreto oficializando a decisão deve ser publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
A nova força-tarefa terá como objetivo principal reavaliar o uso do solo no Setor de Recreação Pública Norte (SRPN), onde o estádio está localizado. O grupo revisará o Masterplan da área, sugerindo alterações que se alinhem ao Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB).
A criação do grupo é uma resposta direta à polêmica envolvendo a concessão de alvarás para a construção do empreendimento atacadista, cujas obras foram suspensas recentemente.
A situação se agravou quando o PPCUB, publicado em agosto deste ano, revogou a Lei Complementar 946/2018, que permitia atividades comerciais nas proximidades do Mané Garrincha. Essa revogação levou à suspensão dos dois alvarás de construção concedidos anteriormente, um em março de 2021 e outro em novembro de 2022.