O Chile vem recebendo cada vez mais turistas brasileiros como destino de férias. Entre 1 de junho e 31 de julho de 2024, 222.879 brasileiros visitaram o país, o que representa um aumento de 74,8% em relação ao mesmo período do ano passado e 16,5% em comparação ao período pré-pandemia, de acordo com dados da Subsecretaria de Turismo chilena.
São inúmeras as vantagens de se visitar o país, entre elas poder entrar no Chile apenas com a carteira de identidade, desde que tenha sido emitida há menos de 10 anos, além de curtir a temporada de neve sem ir muito longe. Atualmente, três companhias aéreas fazem voos diretos partindo de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e mais cinco cidades.
Com o objetivo de ampliar as oportunidades de negócios entre o país andino e o Brasil e impulsionar o turismo, no dia 3 de outubro será realizado o Chile Week Brasil 2024 em Brasília.
A agenda na capital federal terá como objetivo trazer conhecimento sobre as opções de turismo no Chile. Para isso, haverá um workshop, com a participação de Sebastián Depolo Cabrera, embaixador do Chile no Brasil, e Verónica Pardo, Subsecretária de Turismo.
Programação Chile Week Brasil
Promovida pelo ProChile, instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile, o evento também passará por São Paulo e Belo Horizonte (MG), para reforçar os negócios entre os dois países, já que o Brasil é o maior parceiro comercial do Chile na América Latina e 3º principal mercado de destinos de exportações chilenas no mundo. A semana será realizada entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, para discutir parcerias nas áreas de alimentos, bebidas, investimentos, turismo e mineração.
A abertura ocorrerá na capital paulista e contará com a presença do embaixador Sebastián Depolo, Ignacio Fernandez, diretor geral de ProChile, além de Hugo Corales, diretor de ProChile São Paulo e representantes da indústria chilena e brasileira.
“Mais uma vez, e pelo segundo ano consecutivo, o Brasil será foco de diversas ações promocionais em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, cidades onde a ProChile organizará conferências de negócios, seminários técnicos, visitas a centros de distribuição e supermercados, entre outras“, afirma Hugo Corales, diretor do ProChile no Brasil.
As atividades começam com seminário e workshop sobre as oportunidades comerciais entre os dois países. O Encontro Chile-Brasil também contará com painel sobre a conjuntura econômica do Chile e Brasil e perspectivas para 2025 e rodada de negócios com a participação do Ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela.
Para fechar, haverá um jantar com a presença do Ministro da Agricultura, Embaixador do Chile no Brasil, do Diretor Geral do ProChile, autoridades brasileiras, importadores, delegação empresarial do setor de alimentos e entidades empresariais.