Um evento realizado pela Embaixada da Arábia Saudita no Brasil comemorou o Dia Nacional e os 55 anos de relações diplomáticas com o Brasil. O país, que atualmente é o maior parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, registrou um fluxo de comércio bilateral de cerca de US$ 7 bilhões, e os investimentos recíprocos têm aumentado.
Com as presenças do embaixador da Arábia Saudita no Brasil, Faisal Ghulam e do príncipe Fahad Al Mansour, a celebração foi realizada nesta terça-feira (17) em Brasília.
Além disso, também compareceram ao evento, os embaixadores de países como Portugal e Bélgica e o embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, secretário de África e Oriente Médio.
Relação entre os dois países
Importante parceiro comercio, fluxo entre Arábia Saudita e Brasil já é 40% maior em comparação a cinco anos atrás. As visitas recentes do presidente Lula e, do vice-presidente Geraldo Alckmin ao país foram positivas, levando a novos acordos nas áreas de tecnologia de defesa e agricultura. O Brasil tem antecipado essas oportunidades, com grandes players do setor privado expandindo seus negócios para o país saudita.
O país do Oriente Médio também trouxe, neste ano, o seu maior Fórum Econômico para uma edição especial no Brasil, a Future Investment Initiative (FII) e anunciou investimentos significativos em empresas líderes brasileiras.