GPS Brasília comscore

Eduardo Paes vence eleições no Rio ainda no primeiro turno, segundo pesquisa Quaest

Em Recife, o prefeito João Campos (PSB) mantém a liderança na disputa, com 77%
O prefeito Eduardo Paes lidera a corrida eleitoral no Rio de Janeiro
O prefeito Eduardo Paes lidera a corrida eleitoral no Rio de Janeiro. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Compartilhe:

O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), tem 57% das intenções de voto, segundo nova pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira (18). O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo de Jair Bolsonaro (PL), tem 18% e o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-RJ) aparece com 4% da preferência dos eleitores.

O ex-deputado federal Cyro Garcia (PSTU) aparece com 2%. O deputado estadual Rodrigo Amorim (União), Marcelo Queiroz (PP) e Carol Sponza (Novo) têm 1%, cada. Juliete Pantoja (UP) e Henrique Simonard (PCO) não pontuaram. Votos em branco e nulos somam 10%, e 6% não sabem responder.

A Quaest fez entrevistas presenciais com 1.140 eleitores cariocas entre os dias 15 e 17 de setembro de 2024. A margem de erro é de três pontos porcentuais e o nível de confiança e de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-02944/2024.

Recife
Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira sobre as intenções de voto para a prefeitura do Recife (PE) mostra que o prefeito João Campos (PSB) mantém a liderança na disputa, com 77% de menções no cenário estimulado. O ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) tem 8% e o ex-secretário estadual Daniel Coelho (PSD), 4%. A deputada estadual Dani Portela (PSOL) tem 2% e Tecio Teles (Novo), 1%. A margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais.

Os índices de intenção de voto são similares aos do levantamento passado – não houve variação real, para além da margem de erro. João Campos oscilou um ponto para cima, de 76% a 77%. Machado foi de 6% a 8%, e Daniel Coelho, de 4% para 6%. Dani Portela e Tecio Teles mantiveram os resultados numéricos obtidos na pesquisa anterior.

A Quaest ouviu 900 eleitores de 16 anos ou mais na capital pernambucana entre os dias 15 e 17 de setembro. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo PE-09154/2024.

Belo Horizonte
Pesquisa Quaest para a prefeitura de Belo Horizonte (MG), divulgada nesta quarta-feira, indica que o apresentador e deputado estadual Mauro Tramonte, do Republicanos, lidera as intenções de voto no cenário estimulado. No primeiro turno, Tramonte tem 28% de menções e é seguido pelo atual prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), citado por 20% dos entrevistados. O deputado estadual Bruno Engler, do PL, tem 18% de menções. Noman e Engler estão em empate técnico, dentro da margem de erro do levantamento, de três pontos porcentuais.

Engler é seguido pela deputada federal Duda Salabert, do PDT, com 10% de intenções de voto. A pedetista está numericamente à frente do deputado federal Rogério Correia, do PT, com 5% de citações. O senador Carlos Viana, do Podemos, registrou 3% de citações, e Gabriel, do MDB, 2%. Wanderson Rocha (PSTU), Indira Xavier (UP) e Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram. São 7% os indecisos e 7% votam branco ou nulo ou não querem ir votar.

A Quaest ouviu 1.002 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 15 e 17 de setembro. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número MG-07539/2024.