GPS Brasília comscore

Botafogo supera arbitragem e o Flamengo no Maracanã e lidera Brasileirão

Botafogo e Flamengo deram um verdadeiro espetáculo para os mais de 53 mil torcedores presentes no Maracanã na tarde deste domingo (30). O time alvinegro superou a pressão adversária, com um homem a menos, para continuar com 100% de aproveitamento no Brasileirão e assumir a liderança, ao vencer o clássico diante d0 rival por 3 x 2, pela terceira rodada.

 

O Botafogo confirmou o bom momento com o técnico Luís Castro. O time alvinegro vem de 12 jogos de invencibilidade na temporada, sendo sete vitórias consecutivas. Do outro lado, só pressão. David Luiz e Vidal foram os principais alvos dos torcedores flamenguistas, que vaiaram muito a dupla. Na tabela de classificação, o Botafogo é o único time com nove pontos. Já o Flamengo ficou estacionado com três, ainda longe de brigar pelas primeiras colocações do campeonato.

 

O Flamengo viveu uma tarde onde parecia que tudo daria errado. Antes mesmo da bola rolar, o meia Gerson reclamou de dores no adutor da coxa durante o aquecimento e acabou sendo substituído por Ayrton Lucas, que iniciaria entre os suplentes.

 

Com a bola em jogo, o time rubro-negro perdeu uma chance clara de gol. Wesley tabelou com Gabriel e cruzou rasteiro para Vidal. Livre dentro da área, o chileno deu um leve desvio e acertou a trave. O domínio do Flamengo era total, mas o Botafogo começou a equilibrar as ações e se arriscar.

 

Em um dos poucos bons momentos ofensivos do Botafogo durante os 45 minutos iniciais, a árbitra marcou pênalti de Wesley em Victor Sá. Aos 29, Tiquinho Soares cobrou com categoria e mandou para o gol. O atacante poderia ter saído de campo como o grande herói. Ele teve a chance de fazer o segundo quando Santos estava fora do gol. O arremate, no entanto, foi para fora.

 

Atrás do empate, o Flamengo pressionou o Botafogo e passou a arriscar de todo o lugar. Mas sentiu o gol e começou a se arriscar, tanto que Vidal foi amarelado por parar um contra-ataque e Gabriel por reclamação. Mas o melhor para a equipe de Luís Castro ainda estava por vir. Aos 48, Tiquinho Soares mandou uma bomba, que Santos colocou para escanteio. Na cobrança, o volante Danilo Barbosa subiu sem marcação e cabeceou para o fundo das redes, fazendo Botafogo 2 x 0. 

 

No intervalo, Jorge Sampaoli fez a substituição que ensaiava antes mesmo do fim do primeiro tempo. Ele tirou Ayrton Lucas e colocou Éverton Ribeiro. O meia precisou de três minutos para deixar Gabriel na cara do gol em duas oportunidades. O atacante parou em ambas em Lucas Perri, que vive momento mágico com a camisa do Botafogo.

 

A sorte do Botafogo começou a mudar aos quatro minutos, quando Rafael foi expulso pós falta em Éverton Cebolinha. Mas esse não foi o momento mais tenso da partida. Luís Castro foi fazer uma alteração para recompor o time. O que era para ser simples, virou uma confusão. Treinador e arbitragem não se entenderam e rolou um bate-boca com Edina Alves Batista, que mostrou o vermelho para o técnico alvinegro.

 

O Flamengo já tinha a posse de bola no 11 contra 11. Com um jogador mais, o domínio foi ainda mais avassalador. O gol, que demorava a sair, aconteceu aos 12 minutos. O time rubro-negro foi com tudo para o ataque. Fabrício Bruno recebeu na direita e cruzou para Léo Pereira diminuir.

 

Mas o bom momento do Flamengo na partida não durou muito. Após segurar a pressão, o Botafogo resolveu arriscar no contra-ataque, já que Sampaoli abriu mão de seus dois laterais. A ideia funcionou. O time alvinegro perdeu, em um mesmo lance, quatro chances para ampliar e foi conseguir só depois, aos 25 minutos. Tchê Tchê avançou pela direita e deu para Tiquinho Soares fazer seu segundo gol na partida e o terceiro do alvinegro.

 

Após o gol, Sampaoli deu novo ânimo aos torcedores ao chamar Bruno Henrique. Mas quem chamou a atenção foi Thiago Maia. Ele acertou um chute desleal em Di Placido e teve que sair de campo de maca. O volante rubro-negro ainda escapou de ser expulso. O VAR chamou Edina para reavaliar o lance, mas apenas o cartão amarelo foi aplicado.

 

O Botafogo parecia ter o jogo sob o controle, mas foi o Flamengo que colocou fogo na partida. Aos 40 minutos, Everton Ribeiro cobrou escanteio na cabeça de Léo Pereira, que fez mais um. Beneficiado com inacreditáveis 11 minutos de acréscimos, o Flamengo tentou criar chances para empatar, mas Lucas Perri confirmou a vitória alvinegra.

 

Flamengo e Botafogo têm compromissos por torneios continentais no meio de semana. O time rubro-negro enfrenta o Racing, na Argentina, pela Copa Libertadores, enquanto a equipe alvinegra encara a LDU, no Nilton Santos, pela Sul-Americana. No Brasileirão, o Flamengo tem como próximo desafio o Athletico, no domingo (6), às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). No mesmo dia, às 18h30, o Botafogo recebe o Atlético-MG, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).

 

FLAMENGO 2 X 3 BOTAFOGO

FLAMENGO – Santos; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Wesley (Marinho), Thiago Maia (Victor Hugo), Vidal (Matheus França) e Ayrton Lucas (Éverton Ribeiro); Gabigol, Pedro e Éverton Cebolinha (Bruno Henrique). Técnico: Jorge Sampaoli.

BOTAFOGO – Lucas Perri; Rafael, Adyelson, Víctor Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Philipe Sampaio) e Eduardo (Marlon Freitas); Júnior Santos (Di Placido), Tiquinho Soares e Victor Sá (Luis Henrique). Técnico: Luís Castro.

GOLS – Tiquinho Soares, aos 29, e Danilo Barbosa, aos 49 minutos do primeiro tempo. Léo Pereira, aos 13 e aos 40, e Tiquinho Soares, aos 25 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – David Luiz, Gabigol, Thiago Maia e Vidal (Flamengo); Tiquinho Soares e Victor Cuesta (Botafogo).

CARTÕES VERMELHOS – Rafael e Luís Castro (técnico).

ÁRBITRA – Edina Alves Batista (SP).

RENDA – R$ 2.880.695,00.

PÚBLICO – 53.138 presentes.

LOCAL – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.