GPS Brasília comscore

Brasília tem 17 cervejarias artesanais em operação; saiba quais são elas

Publicado: Atualizado:

Escrita por Eric Zambon

A produção do que hoje é conhecido como cerveja data de seis mil anos atrás e, desde então, a bebida esteve atrelada a diversos acontecimentos históricos e civilizações distintas. No Brasil, acredita-se que a bebida tenha aportado há cerca de quatrocentos anos, com Maurício de Nassau. Nunca mais deixou o gosto popular. A fabricação, assim como o vinho, envolve fermentação e processos como a brassagem e a fervura e é no acréscimo, seja de ingredientes ou de tempo, em algumas dessas etapas que se modificam os sabores do produto final.

De acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura e Pecuária, Brasília tem 17 cervejarias artesanais em operação – uma a cada 182 mil habitantes. Algumas evocam figuras características da região, como as simpáticas capivaras, outras se referem a símbolos da cidade, e há até aquelas que lembram contextos históricos. Independentemente da razão por trás do nome, a variedade é enorme e elas estão espalhadas por diferentes pontos da capital.

Cruls Cervejaria

Em operação desde 2017, a cervejaria tem seu nome inspirado na Missão Cruls, uma expedição do começo da década de 1890 que ajudou a mapear o Planalto Central em busca do lugar ideal para instalar a nova capital do Brasil. Na atualidade, mantém a ideia exploradora e costuma lançar diferentes sabores anualmente para todos os gostos e retrogostos. Com essa atuação, acumula 38 premiações em sua história, inclusive a de melhor microcervejaria do Centro-Oeste da Copa Cerveja Brasil de 2023.

Para degustar as várias criações da Cruls, a principal opção é o boteco na comercial da 413 Norte, aberto de terça a sábado das 16h à meia-noite. Os interessados também podem fazer uma visita guiada à fábrica, na área rural de Santa Maria, com agendamento pelo site.

Atualmente, a Cruls distribui suas criações em quatro linhas de sabores: a Clássica, Cosmos, Sours e Sazonal. Foram mais de quarenta criações da empresa desde 2017 e uma busca constante por novas receitas. Uma das mais premiadas é a Kristall Weiss, da linha clássica, uma cerveja de trigo com notas de banana, cravo e pão. Os produtos podem ser encomendados on-line.

Boteco Cruls – CLN 413, bloco D, loja 15 – Asa Norte

Corina

Uma das coisas mais marcantes na apresentação da Corina é a comunicação. Ao abrir o site, uma das primeiras frases que aparecem é: “Corina é cerveja. É rebeldia. É colaboração. De chinelo no pé, recusam-se rótulos; afundam-se os clichês”. Esse mote permeia tudo que envolve a marca, da embalagem de um litro em um garrafão, semelhante a uma garrafa PET, às descrições de alguns produtos. Um dos carros-chefe da cervejaria é a gráuler “linda, leve e solta (pêiu êiu)”.

Como eles destacam, a Corina começou distribuindo suas criações em uma kombi, uma espécie de serviço itinerante, e evoluiu até, atualmente, oferecer um espaço de convivência no SOF Norte. A empresa também aceita encomendas. Além das gráulers de um litro, a cervejaria oferece uma lata de 473ml da IPA de manga.

SOF Norte, Quadra 01, Conjunto B, Lote 11

Hop Capital Beer

Outra cervejaria premiada e com uma variedade de sabores a oferecer. Encravada no SIA, oferece um espaço de convivência com shows ao vivo e opções de alimentação. Em 2023, dentre as cervejas premiadas, destaque para a Cajueira Catharina Sour, medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas, de Blumenau (SC).

A cervejaria também aceita encomendas para retirada na fábrica, com oferta de 16 tipos diferentes de sabores, entre Lagers, Ale, IPAs e outras. Como o boteco e a fábrica coexistem, alguns protocolos são seguidos na hora de finalizar o atendimento do pub, o que a Hop chama de “Last Call”. Meia hora antes do encerramento das atividades, que costuma acontecer à meia-noite em dias de semana e às 2h aos sábados, duas badaladas de um sino ecoam pelo espaço para avisar aos frequentadores sobre o fim da farra. Um jeito divertido de preservar o ambiente fabril para a produção do dia seguinte e gentilmente convidar a todos para encerrarem a noite por ali.

SIA Trecho 17, Rua 3, Lote 160

Madstein

Entre Águas Claras e o Núcleo Bandeirante, há o Setor de Indústrias Bernardo Sayão e lá está a cervejaria Madstein, que ocupa um divertido galpão em meio a gráficas e outras lojas industriais. Com música ao vivo em alguns dias e uma oferta variada de bebidas alcoólicas e comidinhas, a Madstein oferece alguns sabores inusitados.

Entre chopes feitos com cacau ou pitanga, há também bebidas com avelã e até doce de abóbora. A variedade é bem-vinda para quem quer fazer uma degustação. Como um plus, algumas das marcas das outras cervejarias que já foram citadas também enchem as torneiras do local. Assim como as demais, a Madstein aceita encomendas e atua online.

Quadra 1, Conjunto B, Lote 13, SIBS Setor de Indústrias Bernardo Sayão, Núcleo Bandeirante

Veja também

Os rins têm um papel essencial para o bom funcionamento …

Emoções inerentes à vida humana passaram a ser rotuladas como …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.