O maior evento de bikers do Brasil, o Brasília Bike Camp chega a Brasília, entre os 21 a 23 de abril, com aproximadamente mil atletas em quatro categorias.
Durante as comemorações do aniversário da capital, os participantes farão uma imersão na modalidade, com apoio da Arena Camp, local onde os participantes passarão os três dias acampados nas proximidades da Torre Digital.
A relação de Brasília com o ciclismo sempre existiu. A cidade planejada tem uma tendência para a utilização de carros, mas em Brasília existe uma das maiores malhas cicloviária do país, com os ciclistas aproveitando as ruas largas e trilhas que o cerrado permite desbravar.
O coordenador técnico do Brasília Bike Camp, Danniel Gonçalves, ressalta que o objetivo do evento é se consolidar no calendário da cidade e mesclar o alto rendimento com as competições e também dar oportunidade para as pessoas que curtem a versão amadora do passeio.
“A nossa equipe elaborou provas para os atletas e também vamos receber pessoas para participar de um passeio ciclístico e de experiências no ciclismo como as minis trilhas e a classe tandem que é para pessoas com deficiência visual e seus guias. É um grande desafio fazer um evento deste porte mas vale muito a pena”, ressaltou.
O Brasília Bike Camp começa na sexta-feira, 21, com a prova de Mountain Bike – Cross Country Maratona (XCM). Ela é a modalidade mais praticada no Brasil e os ciclistas percorrem longos caminhos em trilhas de terra. No dia seguinte é a vez dos atletas do Mountain Bike Cross Country Olímpico entrar em ação em um circuito curto, com trilhas estreitas e caminhos rochosos.
Já o último dia do Brasília Bike Camp ficará reservado para o passeio ciclístico com início e fim na Torre Digial e as provas de estrada, onde o ciclista fará a prova de longa duração no asfalto e encerra o dia com a modalidade Gravel que tem bicicletas parecidas com a de estrada mas são provas hibridas.
Shows
O Brasília Bike Camp também terá shows gratuitos para a comunidade. No dia 21, a banda Chimarruts, que emplacou canções em novelas como a música Do lado de cá (Morde & Assopra, Rede Globo) e Meu erro (Malhação, Rede Globo) tocará um reggae e, no dia seguinte, a banda Maskavo, famosa pela canção um Anjo do Céu, fecha a parte cultural.