Quando fiquei sabendo que haveria uma exposição da casa da Barbie, meu coração se encheu de expectativa (seria o meu ou o da menina que habita em mim? Rs). Assim como muitas mulheres, eu tive muitas Barbies quando criança, e seus acessórios e itens colecionáveis. E a casa da Barbie sempre foi o maior dos sonhos. Aquele mundo rosa e cheio de ambientes lindos. Imagina só estar dentro dela?
Enquanto o filme chega hoje, 20, aos cinemas – e está na “boca” da internet, a Barbie Dreamhouse Experience, no JK Iguatemi, em São Paulo, proporciona uma imersão no mundo da Barbie em um espaço de 650 metros quadrados.
Convidei uma amiga para ir comigo que emendou a pergunta: vamos de rosa? Não havia parado para pensar nisso, mas é claro que sim. Coloquei uma blusa rosa e fui.
Logo no primeiro ambiente, o convite: “Let’s play Barbie”. As pessoas que estavam fazendo a visita também usavam algo rosa. Longe de ser um item obrigatório, mas é como se a peça, seja ela qual for, na cor rosa ajudasse a entrar no mood proposto.
Me chamou atenção, logo de cara, como os visitantes entraram no clima. Roupas, alguns com as bonecas na mão. Comentários, sorrisos. A maioria adultos. É que a boneca está no imaginário de muitas mulheres, de diferentes gerações.
Do lado de “fora” da casa, no jardim mais rosa que você vai ver, um trailer, naquele estilo dos que tínhamos para brincar com a boneca. Uma cortina – rosa, é claro – e entramos na casa. Exposição de bonecas históricas, uma timeline com a história da Barbie – você sabia que ela chegou ao Brasil em 1982?
Cozinha, sala de estar, quarto, banheiro. A experiência é lúdica, e impossível não se deixar envolver pelos sonhos e pela magia dos tempos de criança. É como voltar no tempo e lembrar de vestir a boneca para brincar na casa da Barbie.
E o mais curioso do passeio, que é o que imagino que o filme também vá trazer, é ir além da boneca. A Barbie, ao longo dos anos, foi mostrando que é mais do que um simples brinquedo. Foi agregando uma bagagem. Incentivando meninas a “serem o que quiserem”.
A Barbie hoje é símbolo fashion, uma marca forte e que foi ganhando variações com o passar do tempo. Diferentes profissões, estilos e personalidades. Em 60 anos, ela já teve mais de 200 profissões. Com certeza você tem uma preferida. A minha, é claro, é a Barbie jornalista.
Durante a visita, que nos tira um pouco da realidade, somos convidados a sonhar, abraçar nossas individualidades e levar a mensagem: “você pode ser o que você quiser”. De crianças a adultos, é um convite à viver a fantasia e não esquecer que os sonhos podem se tornar realidade.
Serviço
Barbie Dreamhouse Experience
JK Iguatemi – São Paulo
Visitação até o dia 10 de setembro de 2023
Ingressos a R$ 50 (inteira), de segunda a quinta, e R$ 70 (inteira), de sexta a domingo e feriados. Venda na plataforma Sympla.