Nesta segunda-feira, 26 de junho, comemora-se o Dia Nacional do Diabetes. Criada pelo Ministério da Saúde em parceria com a OMS, a data foi pensada para promover a conscientização da população brasileira acerca da doença, principalmente no que diz respeito ao tratamento e formas de prevenção.
“O diabetes acomete cerca de 13 milhões de brasileiros hoje, o que representa quase 7% da população mundial”, conta a endocrinologista do hospital Santa Lúcia Norte, Érika Fernanda de Faria.
A doença é causada pela baixa produção de insulina pelo pâncreas, ou quando essa mesma insulina produzida não é absorvida de maneira adequada pelo corpo humano. A insulina é o hormônio que direciona o açúcar do sangue e o coloca nas células, para que a glicose funcione como combustível celular.
“Quando há essa deficiência da ação da insulina, ela causa o acúmulo de glicose no sangue, que acaba sendo tóxico para diversos tecidos como a retina, os rins, os nervos e os vasos sanguíneos”, complementa a endocrinologista.
Fraqueza, perda de peso, cansaço, e aumento da fome e da sede são alguns dos sintomas da Diabetes. Vale lembrar que ela é uma doença crônica, que não tem cura e requer cuidados especiais ao longo de toda a vida.
Tanto para quem quer se prevenir quanto para os que já precisam remediar, é recomendado que os pacientes adotem um estilo de vida mais saudável, o que inclui a prática de exercícios físicos com regularidade, sono de qualidade, manutenção do peso e alimentação saudável. E claro, pra quem já é diabético, fazer o uso correto das medicações prescritas pelo seu médico.