O governador Ibaneis Rocha (MDB) autorizou, nesta quarta-feira (4), a criação da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal com o objetivo de criar e promover políticas públicas de atenção aos pets.. A decisão foi oficializada no Diário Oficial (DODF), .
A nova pasta é reivindicação do deputado distrital Daniel Donizet (MDB) e apoiada pela vice-governadora Celina Leão (PP). A informação foi confirmada pela própria número dois do Palácio do Buriti. O órgão chega para reforçar as ações de bem-estar animal na região, com foco especial em cães e gatos.
O delegado da Polícia Civil (PCDF) Ricardo Villafane Gomes assumirá a chefia da pasta. Ele estava lotado no gabinete de Celina, mas foi endossado pelo parlamentar.
A Secretaria de Proteção Animal terá a responsabilidade de formular políticas públicas, criar programas e implementar projetos que visam garantir os direitos e o bem-estar dos animais. Além disso, a nova secretaria coordenará estudos, pesquisas e parcerias com entidades e órgãos dedicados à defesa dos animais, além de gerenciar acordos e convênios relacionados ao controle populacional, vacinação, atendimento veterinário e reabilitação de animais vítimas de maus-tratos.
“Com a criação desta secretaria, estamos reforçando nosso compromisso com a proteção dos animais, garantindo que suas necessidades sejam tratadas como prioridade no âmbito das políticas públicas. Este é um passo crucial para o DF, que se une a outras regiões do país que já reconhecem a importância dessa causa”, destacou Donizet.
Daniel Donizet, que é amplamente reconhecido como o principal defensor da causa animal no DF, também agradeceu ao governador Ibaneis e à vice-governadora Celina Leão pelo apoiona criação da secretaria.
“O apoio do governador e da vice-governadora tem sido fundamental para que possamos avançar cada vez mais na proteção dos animais. A nova secretaria representa uma vitória para todos que lutam por essa causa”, afirmou Donizet.