GPS Brasília comscore

Com segurança reforçada, Esplanada será fechada na véspera do 7 de Setembro

Secretaria de Segurança Pública do DF coordena operação para garantir tranquilidade durante o evento
Desfile cívico-militar | Foto: Agência Brasília
Desfile cívico-militar | Foto: Agência Brasília

Compartilhe:

A Esplanada dos Ministérios será fechada para o trânsito de veículos a partir das 23h desta sexta-feira (6) como parte do plano de segurança para o desfile cívico de 7 de Setembro.

O Protocolo de Operações Integradas (POI), elaborado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) em conjunto com diversos órgãos locais e federais, prevê um robusto esquema de policiamento, controle de acesso e organização do trânsito para garantir a segurança de participantes, autoridades e edifícios públicos durante o evento.

Segundo o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, o planejamento contempla diferentes cenários para garantir que a festividade ocorra de forma tranquila.

“Ajustes e mobilização para atuação em diferentes cenários também estão previstos no planejamento e serão feitos de forma coordenada caso seja necessário, mas o que temos é a previsão de uma festa tranquila”, afirma.

A operação contará com linhas de revistas espalhadas pelos acessos à área do desfile, garantindo que apenas itens seguros entrem na Esplanada.

“Serão feitas abordagens com foco na retirada de objetos que possam comprometer a segurança, como facas e canivetes”, explica o coronel Wesley, comandante do Departamento de Operações (DOP) da Polícia Militar do DF (PMDF).

Trânsito

A partir das 23h de sexta-feira, será proibida a circulação de veículos na Esplanada dos Ministérios, desde a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto até o 1º Grupamento de Bombeiro Militar. No sábado (7), a partir das 6h, o bloqueio será estendido, permitindo o acesso apenas a ônibus autorizados. A interdição também afetará o trecho da L4 Sul até as proximidades da Ponte JK, que estará reservado para veículos blindados que participarão do desfile.

O comandante de Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã Sousa, recomenda à população que evite a região durante o período e siga as orientações dos agentes de trânsito. “Orientamos a população a estar atenta e evitar a região nesse período; no mais, estamos trabalhando para que o trânsito seja impactado o mínimo possível”, ressalta Sousa. Além disso, o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, reforça a importância de seguir as sinalizações para garantir a fluidez do trânsito. “Ressaltamos a importância de observar a sinalização e as orientações dos agentes para que o trânsito possa fluir normalmente e não haja riscos de sinistros.”

Cidade da Segurança

Durante o evento, uma estrutura conhecida como “Cidade da Segurança Pública” será montada ao lado do Museu da República para servir como ponto de apoio às forças de segurança e demais órgãos envolvidos. Imagens de drones e câmeras de alta resolução acopladas à Plataforma de Observação Elevada (POE) auxiliarão na monitoração da área.

Unidades especializadas da PMDF, como Rotam, Cavalaria, BPCães, além de equipes do BPChoque e Bope, estarão presentes na Cidade da Segurança, prontas para agir em qualquer eventualidade. A Delegacia Móvel da Polícia Civil do DF (PCDF) estará disponível para registro de ocorrências e bloqueio de celulares roubados ou furtados. O Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF) também estará de prontidão, equipado para atender emergências com viaturas e a Plataforma de Observação Elevada.

Cuidados 

Com a previsão de sol forte e baixa umidade, o CBMDF recomenda que o público use roupas leves, protetor solar e se mantenha hidratado. Para crianças, é aconselhável que estejam identificadas para facilitar a localização em caso de perda. Uma estrutura específica será montada entre o Museu da República e a Biblioteca Nacional para atendimento de crianças perdidas, contando com o apoio de conselheiros tutelares e forças de segurança.

Durante o desfile, será proibido o porte de objetos pontiagudos, garrafas de vidro e hastes de bandeiras, além do uso de drones não autorizados na área. As vias interditadas serão liberadas gradualmente após a dispersão do público, conforme avaliação das autoridades de trânsito.

Com informações da Agência Brasília