GPS Brasília comscore

Fábio Felix propõe revogação de decreto que proíbe comércio no Eixão do Lazer

Atividades na principal via de Brasília foram alvo de ação da DF Legal no último domingo (1º)
Deputado Fábio Felix
Deputado Fábio Felix (PSol) | Foto: Figueiredo/CLDF

Compartilhe:

O deputado distrital Fábio Felix (PSol-DF) apresentou, nesta segunda-feira (2), um projeto de decreto legislativo (PDL) para revogar a proibição de comércio e atividades de lazer no Eixão do Lazer, imposta pelo Decreto Nº 40.877/2020.

A medida, adotada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) durante a pandemia da covid-19 tem sido utilizada, segundo o parlamentar, para justificar ações de fiscalização a ambulantes e apresentações culturais na principal via de Brasília, que é fechada todos os domingos para acesso da comunidade.

“Esse decreto, pensado para evitar aglomerações no auge da pandemia, já não corresponde à realidade atual do Eixão do Lazer, que se consolidou como um importante polo gastronômico e cultural em Brasília,” afirmou Fábio Felix.

A proposta do parlamentar surge após cenas registradas no último domingo gerarem reclamações entre os vizinhos da área ocupada pela atividade na Asa Norte.

Felix pretende que o PDL seja votado em caráter de urgência na sessão da próxima terça-feira (3), para evitar novas autuações e intervenções contra trabalhadores e eventos culturais no local.

Para ser aprovado, o projeto necessita de 13 votos favoráveis na Câmara Legislativa (CLDF).

Ainda nesta segunda-feira, o Governo do Distrito Federal (GDF) reforçou que a ação foi resultado das constantes reclamações de moradores da Asa Norte na Ouvidoria local e relatam sujeiras, barulhos e falta de fiscalização nas áreas de aglomeração de público.