GPS Brasília comscore

Comparações geram uma forma de aprimoramento necessário

Publicado: Atualizado:

Comparações _fazem parte das nossas vivências_ e experiências. Uma vez que os experimentos geram **referências**, vamos criando formas comparativas de lidar com o que existiu e com o que aparece com novas identificações. Claro que, se a comparação não tiver um tipo de **sensatez**, vamos estar sempre fechados para as novidades que nos são apresentadas. Desse modo, _uma reflexão sobre as comparações_ nos ajuda a aprimorar nossas referências ao invés de diminuir tudo que é novo frente as referências antigas.

O novo, ao ser comparado com o antigo, precisa de uma disposição para abrir espaço com o objetivo de ser **aprimorado**. Buscar o melhor é uma forma de _comparação saudável_. Comparar para rebaixar o novo frente ao antigo é uma resistência às mudanças. Por esse motivo, apresentamos _duas maneiras_ de lidar com as comparações: aprimorar ou rebaixar via comparações. Vamos começar com os rebaixamentos como atitudes comuns frente às novidades ou mudanças.

O rebaixamento é uma forma de **diminuir**, tornar mais baixo o valor, o preço ou a condição de algo. Abater o que chega com um medidor do que já existe é resistir ao aprimoramento como um convite da vida. _Não é o rebaixamento que valida uma comparação_, mas o quanto o que chega de novo nos convida a enxergar o primor do que já existe. Esse **discernimento** nos ajuda a exercer a virtude da comparação com sabedoria. Por isso, a virtude do esmero é a base da comparação.

Aprimorar é _apurar, aperfeiçoar e tornar algo primoroso_. Desse conceito, nasce uma **disposição** frente à nossa existência. Tudo em nós e fora de nós precisa de primor, isto é, precisa _ser melhorado_, aperfeiçoado e desenvolvido. Quando comparamos algo, temos sempre um _ponto de partida_ como objeto ou experiência de checagem.

Se não tivermos com o objetivo de aprimoramento, vamos cair no engano do rebaixamento e perderemos a **oportunidade** do primor como condição de amadurecimento na maneira de _pensar, sentir, fazer e produzir vida_. Comparar só tem valor quando nos leva a **aprimorar o que já existe**, se for para rebaixar o que chega, fechamos a porta e recusamos o melhor que é oferecido naquele momento.

**_Boa semana!_**

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.