GPS Brasília comscore

Aprenda os benefícios de domar a mente com o Mindfulness

O estado de "atenção plena" é um convite pra olhar pro seu interior e desacelerar

Compartilhe:

Ouvi falar pela primeira vez em **_Mindfulness_** em 2009, quando estava na Conferência _Evolution of Psychotherapy_, nos EUA. Fiquei maravilhada ao participar de um evento no qual quase 8 mil pessoas estavam num estádio praticando uma coisa que parecia **meditação**, mas tinha outro nome. Cientistas, acadêmicos de grandes universidades americanas, psiquiatras, psicólogos, gente de terno, gente sentada no chão, gente em pé, todos juntos praticando _Mindfulness_.

Não era o público que eu estava habituada a ver nas práticas de **meditação** e foi uma **experiência** incrível! Voltei da viagem com um livro na mão e a _vontade de saber mais sobre o assunto_. O tempo passou, comecei a praticar e percebi várias **mudanças positivas** na minha vida. No início de 2016 virei **instrutora de _Mindfulness_**.

Mas, o que é isso? **Atenção Plena**, na tradução para o português, _“é o estado ou a consciência que surge ao prestarmos atenção intencionalmente à experiência do momento presente, sem julgá-la ou reagir a ela“_(Jon Kabat-Zinn).

E não se preocupe se não ficou claro para você. **Vamos ter tempo de conversar sobre** Mindfulness por aqui. Quem sabe até mesmo experimentar a **prática** da atenção plena juntos? Essa é a melhor forma de conhecermos: praticando! A boa notícia é que todos nós temos a capacidade de estar atentos e presentes, só precisamos treinar.

Com a prática, vamos aprendendo a viver mais no presente, mais plenamente nas nossas experiências, mais **conscientes de nós mesmos** e sem tantos julgamentos. Podemos aprender a nos aquietar, encontrar um lugar de _paz_ dentro de nós e, com o tempo, ver surgir mais **clareza mental, equilíbrio emocional**, menos ansiedade, um sono melhor, entre outros benefícios.

Nessa coluna, gostaria de convidar vocês a conhecerem um pouco da minha aventura no universo da Atenção Plena e a **perceberem** as coisas que surgem quando desaceleramos e pausamos para **olhar para dentro**. Que tal refletirmos juntos sobre a vida, possibilidades, desafios, mudanças …? Sair um pouco da **rotina**, do piloto automático em que vivemos a maior parte do tempo e **explorar** outros territórios? Pausar, respirar, acolher, conversar, refletir e **olhar o mundo de uma janela diferente. Juntos!**

**Espero vocês!**