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Artigo: ‘Como e por que conquistar engajamento de colaboradores’

O caminho para conquistar engajamento, tanto para gerar comprometimento no time quanto para ter a fidelidade de clientes, é complexo. O mais importante é começar

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Engajamento trata-se do **empenho e comprometimento** de uma pessoa com um determinado assunto ou desempenho de uma função. É quando há desejo genuíno e prazer em envolver-se com uma temática ou realizar sua(s) atividade(s) conforme os **padrões** exigidos.

Embora o conceito tenha se **popularizado** nas redes sociais, a aplicabilidade serve para qualquer área da vida: inclusive para o relacionamento entre **empresas** e **colaboradores**.

Em uma reflexão superficial já é possível imaginar todos os **benefícios** e entender porque conquistar o engajamento do seu time de colaboradores é extremamente positivo para o seu negócio. Regras sendo cumpridas, excelência no atendimento dos seus clientes, aumento nas indicações, nas vendas… _Quem não quer alcançar tudo isso, não é mesmo?_

No entanto, a pergunta de R$1 milhão é: _como fazer para conquistar este engajamento?_ Qual o passo a passo? Bem, embora todos saibam que a vida seria bem mais fácil com essas **fórmulas mágicas**, a dura **realidade** nos mostra que elas não existem.

![(Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_06616cbfe8.jpg)

O caminho para conquistar engajamento, tanto para gerar **comprometimento** no seu time quanto para ter a **fidelidade** dos seus clientes, é uma maratona completa, e não uma corrida de 100 metros. Por isso, o mais importante é **começar** logo a dar os primeiros passos e se **mover**. E se você está em dúvida de por onde deve começar, não há sombra de dúvidas: comece **estudando** e se atualizando.

As transformações que as rotinas de trabalho sofreram nos últimos tempos, quer seja pelo avanço da **tecnologia**, pelas novas dinâmicas das relações de trabalho ou pelo perfil comportamental das novas gerações, tornam inevitável que ocorram mudanças também nos modelos de gestão.

Muitas das boas práticas de **gestão** de pessoas e **comunicação interna** (os dois principais pilares do engajamento dos colaboradores) que eram altamente recomendadas há poucos anos atrás, já não fazem mais o mesmo efeito. E isso inclui políticas de **remuneração, de benefícios e de reconhecimento** também.

Afinal, quando você imaginou que ganhar folga no dia do **aniversário** e poder trabalhar em _home office_ poderia tornar uma vaga de trabalho mais atraente que a remuneração e as oportunidades de crescimento oferecidas? Este é o **novo mundo** em que vivemos!

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