GPS Brasília comscore

Vinícola Morandé realiza degustações em Brasília

Nos últimos dias, participei, a convite da **DUE Vinhos**, de uma degustação da premiada vinícola chilena **Morandé**. Foi um encontro delicioso, conduzido pelo enólogo da marca, **Ricardo Baettig**, e contou também com a participação da embaixadora da _label_ no Brasil, **Keli Bergamo**.

Com uma longa trajetória vitivinícola no Chile e no exterior, Baettig está na Morandè há 11 anos e um dos primeiros trabalhos foi relançar o projeto _Aventuras_, que veio para **reativar** vinhedos do **Secano interior de Maule e Itata**, e em outros _terroirs_ ainda **inexplorados** do Chile. Essa linha traz castas como Cinsault, Garnacha, País, Portugais Bleu, Romano e Carignan.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_aa59aeff35.jpg)

Já Keli, que é advogada, sempre gostou de **degustar** e ouvir **histórias** sobre vinhos em reuniões de amigos e, pela **curiosidade** em conhecer mais sobre a produção e as pessoas nela envolvidas, decidiu se aprofundar no tema. No currículo, ela traz cursos como _Wine: Spirits Education Trust (WSET) – Nível 3, The French Wine Scholar_ — especializado na produção **francesa** — e também a _Academia dos Vinhos de Portugal_, quando se tornou **Embaixadora dos Vinhos de Portugal Nível Intermediário**. Além disso, a _sommeliere_ possui certificação como _Expert des Vins de Provence_ e titulação técnica em **Viticultura Básica**, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Keli atua desde 2020 como Embaixadora da Viña Morandé no Brasil, comandando **treinamentos** e **eventos** por todo o país com o intuito de promover a marca e capacitar os parceiros.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/2_40b560e236.jpg)

Bom, mas vamos aos rótulos degustados. Provei vários, mas vou falar dos que mais gostei. O primeiro deles foi o _Morandé Terrarum Selected Blocks Chardonnay_, que tem 40% **fermentado** com a casca para obter maior estrutura no vinho final, e a fração restante é prensada diretamente com todo o cacho para obter um mosto de maior **qualidade**.

Outro rótulo provado foi o _Morandé Adventure Creole_, um vinho conceitualmente **inovador**, mas profundamente **nativo**. O Creole resgata as uvas Cinsault e País, duas variedades do interior dos vales Itata e Maule, fortemente enraizadas na cultura e tradição da região.

Outros dois tintos que merecem destaque são o _Morandé Gran Reserva_ e o ícone da vinícola, o _House of Morandé_. O primeiro, um vinho **jovem**, mas **encorpado** com passagem de 14 messes por barricas de carvalho francês. Um vinho **superelegante**, com taninos macios, que harmonizou perfeitamente com os cortes de carne servidos no CHCG, onde ocorreu um dos eventos. Para mim, um dos **melhores** da degustação.

Fechando com chave de ouro: House of Morandé, elaborado com 80% de **Cabernet Sauvignon**, 14% de **Cabernet Franc** e 6% **Carignan**. Um tinto premium, sabe um vinho _classudo_? Apesar de passar 18 meses em barrica, não é denso. Pelo contrário, o que não falta nesse vinho é **equilíbrio**.

_Gostou das dicas? Todos eles podem ser encontrados na Super Adega._

Veja também

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.