GPS Brasília comscore

De ikebanas a homenagens: Herman Benjamin toma posse como presidente do STJ

Ministro foi homenageado com os tradicionais arranjos japoneses elaborados pela Igreja Messiânica
Posse do novo presidente do STJ
Posse do novo presidente do STJ | Reprodução

Compartilhe:

A posse do ministro Herman Benjamin como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quinta-feira (22), ganhou um toque especial com a presença de ikebanas – arranjos florais tradicionais japoneses – que decoraram a cerimônia. As obras foram confeccionadas por professoras da Academia Sanguetsu, refletindo a filosofia messiânica seguida pelo novo presidente da Corte.

Além de Benjamin, Luis Felipe Salomão também tomou posse como vice-presidente e os dois magistrados vão comandar o STJ no biênio 2024-2026 – período em que também dirigirão o Conselho da Justiça Federal (CJF) –, em substituição à ministra Maria Thereza de Assis Moura e ao ministro Og Fernandes, respectivamente. A solenidade contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

A arte da ikebana, que combina flores, ramos e galhos naturais para destacar a beleza da natureza, é parte fundamental da crença messiânica. Mokiti Okada, conhecido entre os fiéis como Meishu-Sama, foi o fundador da Igreja Messiânica Mundial e é uma figura central na vida espiritual de Herman Benjamin. Okada pregava que a felicidade humana só seria alcançada através do altruísmo e da harmonia com a natureza.

“Se a lei é para todos, na verdade quem mais dela precisa são os vulneráveis, os pobres, os excluídos e os oprimidos em uma sociedade que deveria ser de iguais. O Estado de Direito como projeto inclusivo só será universal quando acabar a fome e a desnutrição. Não há Estado de Direito robusto, pleno e inclusivo na penúria, quando uma criança pobre sonha – em vão – com uma maçã rosada exposta em uma feira livre”, disse o ministro.

Ikebanas celebram posse do novo presidente do STJ
Ikebanas celebram posse do novo presidente do STJ | Reprodução

Trajetória

Nascido em Catolé do Rocha, na Paraíba, Herman Benjamin percorreu um longo caminho até chegar à presidência do STJ. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele também possui mestrado nos Estados Unidos e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua carreira é marcada por uma forte atuação em Direito Ambiental e Direito do Consumidor, áreas em que é reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais.

Durante a cerimônia, personalidades como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o fotógrafo Sebastião Salgado, ressaltaram o compromisso de Benjamin com as causas ambientais e sociais. “Herman Benjamin alia uma inteligência brilhante com um bom humor contagiante”, afirmou o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, destacando a liderança do ministro em questões coletivas e ambientais.