Clientes da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) poderão fazer o pagamento de suas contas de água pelo sistema Pix, desenvolvido pelo Banco Central. A facilidade chega agora às primeiras vias das contas emitidas pelos leituristas, profissionais que percorrem os imóveis de todo o DF verificando os valores de água consumidos nos hidrômetros.
Os formulários das contas de água e de esgoto da Companhia foram reformulados, com uma nova fonte mais legível, e receberão um campo inferior com o QR Code que direcionará o usuário diretamente para o pagamento via Pix em sua instituição bancária de preferência. Todas essas alterações foram desenvolvidas internamente por equipes da própria Caesb.
A solução permitirá que a compensação bancária da quitação dos valores ocorra em um prazo menor, de maneira a facilitar a retomada de serviços da Caesb que dependam da comprovação de pagamento, como por exemplo, o pedido de religação após corte por inadimplência.
Desde fevereiro deste ano, a Caesb já vinha recebendo os pagamentos via Pix, porém apenas nas segundas vias das contas emitidas pelo site, pelo aplicativo da Companhia ou pelos escritórios de atendimento e postos Na Hora. O formato Pix permite que o usuário realize a quitação dos débitos a partir de instituições financeiras que não estejam cadastradas junto à Caesb, porém que façam parte do sistema que soma mais de 790 instituições, entre carteiras e bancos digitais.
Essa opção de pagamento irá se somar aos demais canais de arrecadação que hoje recebem mais de 800 mil contas dos usuários dos serviços da Companhia. O usuário pode pagar seus débitos junto à Caesb por meio do débito automático, autoatendimento, internet banking, correspondentes bancários, guichês de instituições bancárias credenciadas e agências lotéricas.
Atualmente, a Companhia tem 10 bancos conveniados que aceitam o pagamento das contas da Caesb em boleto bancário: Banco de Brasília e seus correspondentes bancários, Banco Inter, Banco Sicoob, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Safra e Santander. Com o Pix, o pagamento pode ser realizado em qualquer banco e a Caesb efetuará o registro de baixa.
(Com Agência Brasília)