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Em apoio à Hora do Planeta, McDonald’s apaga fachadas dos restaurantes

Franqueada da rede na capital já opera todos os restaurantes apenas com energia fotovoltaica

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Neste sábado (25), a operadora da rede McDonald’s na América Latina e Caribe, a Arcos Dorados, apagará as luzes exteriores dos restaurantes por 60 minutos, a partir das 20h30, em apoio à Hora do Planeta. O ato simbólico, realizado pelo 15º ano, faz parte da iniciativa mundial, promovida pela World Wide Fund For Nature (WWF) para conscientizar a população sobre as mudanças climáticas e incentivar a participação de todos na preservação de recursos naturais.

 

O apoio à ação da WWF representa o trabalho consistente que a companhia realiza a partir da Receita do Futuro, sua estratégia ESG. A plataforma reúne metas e compromissos socioambientais da companhia, inclusive em relação às mudanças climáticas, e evolui a cada ano. Esses valores são compartilhados pelos funcionários, fornecedores e franqueados da empresa, como uma forma de ampliar o alcance das iniciativas. Em Brasília, o Grupo Levvo, franqueado McDonald’s, da empresária Laura Oliveira, alcançou a marca de 100% dos restaurantes e quiosques geridos pelo grupo abastecidos com energia renovável.

 

O compromisso começou em 2016 com estudos para a construção de usinas de energia fotovoltaicas e, em junho de 2019, foram inauguradas duas usinas com potencial total de produção de 1,5 MWp. Somente no ano de inauguração, o grupo já conseguiu que 70% dos restaurantes fossem abastecidos pelas usinas e em 2020 esse número já subiu para 80%. Até julho de 2022, as duas usinas em Brasília injetaram 7.117.705 KWh no sistema de distribuição de energia, evitando a emissão de mais de 885 toneladas de CO2 no meio ambiente. Esse resultado equivale ao plantio de uma floresta com 3.587 árvores.

 

A adoção de diferentes fontes de matriz energética, com foco em energia renovável, tanto pela Arcos Dorados quanto por seus franqueados, é um dos caminhos para que as metas de redução da emissão de gases que causam o efeito estufa sejam alcançadas. A companhia latino-americana tem o objetivo de reduzir em 36% as emissões de GEE de sua operação direta, além de 31% das emissões de toda sua cadeia, até 2030.

 

Em 2022, a Arcos Dorados atrelou essas metas ao seu primeiro bônus vinculado à sustentabilidade, o Sustainability Linked Bond (SLB). Com a emissão do SLB, a empresa se tornou a primeira do setor de restaurantes a associar um instrumento financeiro com objetivos ambientais. A iniciativa consiste na emissão de instrumentos de dívida que têm como objetivo fazer com que o emissor se comprometa a cumprir metas de ESG definidas a partir de indicadores-chave de desempenho, em troca de taxas mais atraentes.