O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e a primeira-dama Mayara Noronha Rocha marcaram presença no 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, nesta quinta-feira (7). Desfiles de alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino do DF abriram o evento. Grupamentos de segurança pública do DF, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, também participaram das comemorações dos 21 anos da Independência do Brasil.
Ibaneis Rocha celebrou a importância da comemoração para Brasília. “Hoje é uma data muito importante e um momento histórico, quando comemoramos os 201 anos da Independência do Brasil. É uma festa que reforça o nosso papel como capital de todos os brasileiros, que reúne um pouco de cada canto desse País”, afirmou o governador.
Para o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, a tranquilidade do desfile cívico-militar é fruto de um cuidadoso planejamento, pensado com bastante antecedência.
“Desde junho, temos feito diversas reuniões com órgãos vinculados à segurança pública, distritais e federais – GSI [Gabinete de Segurança Institucional], MP [Ministério Público], CMP [Comando Militar do Planalto], Abin [Agência Brasileira de Inteligência], Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Detran [Departamento de Trânsito do Distrito Federal]. A gente viu uma integração muito grande, uma consciência geral de que esse evento representa uma virada de chave, uma retomada à normalidade. Tivemos a preocupação grande de garantir a segurança não só das autoridades, mas sobretudo da população aqui presente”, comentou.
Ao todo, 533 alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal participaram do desfile. A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância de proporcionar aos alunos da rede a experiência de se apresentarem no evento que celebra a independência do país.
“Trouxemos estudantes de Samambaia e do Paranoá, crianças que muitas vezes estão conhecendo a Esplanada dos Ministérios. A independência do Brasil é uma data emblemática, que ensina muito sobre o respeito aos símbolos da Pátria. As crianças aprendem na escola sobre o período em que o Brasil deixou de ser colônia e passou a ser um país independente de Portugal. Então, o desfile é como um fechamento de tudo que elas aprenderam, uma possibilidade de vivenciarem esse momento junto com o GDF e as Forças Armadas”, defendeu.
A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) esteve presente para fornecer água potável para quem assistiu e participou dos desfiles. A empresa disponibilizou cerca de 30 mil litros de água pelos 24 pontos de apoio distribuídos pela Esplanada dos Ministérios. Quem trabalhou no evento também pôde manter a hidratação em dia. Cinco mil copos de água envasada foram distribuídos a militares e civis em serviço durante o evento e também às autoridades.