Astrud Evangelina Weinert, mais conhecida como Astrud Gilberto, morreu aos 83 anos, na noite desta segunda-feira, 5. Em 1965, a cantora brasileira tornou-se a primeira mulher a ganhar o Grammy de Música de Ano por Garota de Ipanema, com Stan Getz, na versão em inglês (escute a versão abaixo).
A notícia foi compartilhada pela nora, Adriana Magalhães Hoineff, por meio de uma publicação no Facebook feita pela neta, Sofia Gilberto. A causa da morte não foi divulgada.
“Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive ela queria que meu nome fosse Linda Sofia A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela e hoje está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor. Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de Garota de Ipanema e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa”, diz o texto.
A artista deu o seu adeus dos palcos em 2002, quando também foi indicada para o “International Latin Music Hall of Fame”. Ela é responsável por uma discrografia extensa, com 19 álbuns. Além da Garota de Ipanema, Astrud também deu voz a clássica de Antônio Carlos Jobim “Água de Bebe”.
Astrud é filha de uma brasileira com um alemão e é natural de Salvador, nascida em 1940. Casou-se com João Gilberto em 1959, mas separou-se seis anos depois. O casal teve apenas um filho, João Marcelo Gilberto.
Com informações da Agência Estado*