GPS Brasília comscore

Ministério da Justiça envia equipes para investigar ataques a yanomamis

O Ministério da Justiça enviará uma comitiva para a comunidade Uxiú, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, nesta segunda-feira (1), após garimpeiros fazerem ataques a tiros na área. Um indígena de 36 anos foi morto e outros dois foram baleados na comunidade Uxiu, na tarde deste sábado, 29. Em estado grave, os feridos foram encaminhados às pressas para o Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista.

 

A comitiva incluirá o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, o diretor da Força Nacional, coronel Fernando Alencar e o diretor de Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire. Duas equipes da Polícia Federal já estão na área, onde ouvem testemunham e fazem perícias.

 

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, disse que uma comitiva interministerial estava a caminho de Roraima para retirar os invasores da área e pediu apoio do Ministério da Justiça. “Solicitamos o reforço do MJ para investigação da PF sobre este caso”, afirmou, pelas redes sociais.

 

Sônia Guajajara também destacou que, embora tenha se agravado nos últimos anos, a invasão criminosa da Terra Indígena Yanomami é um problema histórico. “A situação de invasores na TI Yanomami vem de muitos anos e, mesmo com todos os esforços [que estão] sendo realizados pelo governo federal, ainda faltam muitas ações coordenadas até a retirada de todos os invasores do território”, escreveu a ministra.

 

Em nota, o Ministério da Justiça informou que tomou conhecimento dos crimes ocorridos no território Yanomami. Disse ainda que, além do trabalho da Polícia Federal, outras diligências estão em andamento “para identificar e prender os autores de crimes, enquanto as ações de desintrusão dos invasores das terras indígenas continuam no âmbito da Operação Libertação”. O ministério informou ainda que duas equipes da Polícia Federal já estão na comunidade indígena, onde ouviram testemunhas e realizaram perícias.

Veja também

Ele acredita que fortalecer as empresas americanas, reduzir a dependência …

Com colaborações de Caio Caldas e G. Galeria, linha da …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI